Advogado que tenta refundar UDN visita São Luís

O advogado Marco Vicenzo – autor do pedido de refundação da União Democrática Nacional (UDN), partido conservador extinto na ditadura militar – visitará São Luís nesta segunda-feira (29).

Ele chega à capital maranhense numa agenda para conseguir apoio a sua empreitada e, de antemão, definir líderes para o partido nos estados, caso seu requerimento seja deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde foi protocolado na semana passada.

Na ação, Vicenzo pede a anulação do artigo 18 do Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965, que derrubou a UDN, e da resolução nº 7.764, de novembro do mesmo ano, que impedia a aceitação de qualquer requerimento de partidos extintos pelo AI-2. Assim, a União Democrática Nacional voltaria a existir com o mesmo estatuto de quando foi criado, em 1945.

Segundo o advogado, que lidera o Movimento Direita Unida e não havia nascido à época da extinção da UDN, o objetivo é fazer ressurgir o que ele considera ser “o único partido realmente de direita do país”.

A admissibilidade do pedido de Vicenzo será inicialmente analisada pela presidência do TSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *