Como resultado dos trabalhos desenvolvidos nas escolas este ano, os alunos das Escolas Municipais de Santa Quitéria, Creche Cantinho do Saber, Escola José Ribamar Linhares e Chapeuzinho Vermelho apresentaram seus projetos literários na manhã desta quarta-feira (12). O projeto visa estimular nos alunos o desejo de novas leituras e novas descobertas, desenvolvendo assim, o vocabulário e favorecendo a estimulação de formas ortográficas.
A secretária de Educação, Ivanildes Rêgo, que esteve acompanhando as apresentações, falou da importância do projeto. “Agradeço o apoio da nossa prefeita Fernanda Gonçalo, pais e professores para que estas apresentações pudessem acontecer porque estes trabalhos desenvolvidos servem para melhorar o rendimento e aprendizagem dos alunos. Com estes projetos literários, nossos educandos desenvolveram estratégias e procedimentos de leitura dinâmica e prazerosa”, completou Ivanildes Rêgo.
A apresentação das crianças da Creche Cantinho do Saber foi na Igreja Batista e abordou o tema : “Viajando pela literatura Brasileira – o poetinha fonte das artes do nosso Brasil”, que falou sobre as obras do poeta, compositor, dramaturgo, jornalista, roteirista e diplomata brasileiro Vinicius de Morais.
Os alunos da Santa Quitéria falaram sobre as obras literárias da escritora maranhenses Cléo Rolim – que esteve no evento para acompanhar as apresentações e responder sobre as dúvidas dos estudantes. “É uma honra participar deste projeto e poder contribuir para desenvolver o gosto pela leitura nestes alunos de Bacabeira”, falou a escritora.
Lendas e contos do Maranhão foram apresentados pelos alunos da Escola José Ribamar Linhares (José Pedro) e o Centro de Ensino Infantil Chapeuzinho Vermelho falou sobre o “O mundo colorido de Ruth Cardoso” – escritora com mais de 200 livros publicados e que já recebeu vários prêmios, entre eles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e da Associação Paulista dos Críticos de Arte.