Chovem adesões a Roberto Costa para a FAMEM

A candidatura do prefeito eleito de Bacabal, deputado estadual Roberto Costa (MDB), para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) caminha para ser decidida por aclamação (sem concorrente). Declaradamente apoiada pelo governador Carlos Brandão, são numerosas as adesões recebidas nas últimas horas pela indicação.

As duas mais recentes declarações de voto partiram dos eleitos em Itapecuru-Mirim, Felipe Marreca, e em Santa Luzia do Tide, Juscelino Marreca (ainda deputado estadual). Os dois manifestaram a preferência em companhia do deputado federal Marreca Filho. Também o líder da família, o secretário estadual de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, ex-deputado federal, mobilizou prefeitos que respondem à sua liderança que já aderiram à candidatura.

Desdobramentos – Outras manifestações em favor de Costa, registradas recentemente, foram dos eleitos em Nina Rodrigues, Jones Braga; Cajari, Constâncio Souza; Pastos Bons, Enoque Mota; e São Mateus, Miltinho Aragão. Os dois últimos renunciaram às suas pretensões de concorrer e se aliaram à quase candidatura única.

Em declaração na rede de comunicação da família (Sistema Mirante), a deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, disse acreditar na vitória de Costa. E não poupou elogios ao parlamentar: “Roberto é preparado. Ele foi da juventude do MDB e ajudou a construir o partido. É uma pessoa de muito valor. E tem condições de ajudar os outros municípios por intermédio da Famem”.

FAMEM celebra Jubileu de Mármore

Neste 31 de outubro, a Federação celebrou 39 anos (Jubileu de Mármore) de fundação. Foi neste dia, em 1985, que a entidade teve sua certificação anunciada. Nasceu Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão, depois alterada para Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. Ao longo desse tempo (FAMEM), teve uma história de lutas e conquistas em prol do municipalismo; de apoio a prefeitos na promoção de políticas públicas e na defesa dos interesses das cidades maranhenses.

A mudança de designação ocorreu em 14 de outubro de 1991, juntamente com a decisão de filiação direta dos municípios. A reunião de todos os 217 municípios aconteceu em agosto de 2023, consolidando a força municipalista. A entidade tem uma representação em Brasília, por intermédio da qual promove a representatividade e os direitos das cidades associadas junto às esferas municipais, estadual e federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *