São João Regional amplia temporada junina em Cururupu

O Governo do Maranhão repete a experiência de 2023 com a realização, este ano, de arraiais regionais em cinco municípios do Estado. Cururupu, um dos contemplados, tem, assim, ampliada a temporada junina, proporcionando mais tempo de entretenimento a locais e visitantes, incremento à economia municipal por mais oportunidades a pequenos empreendedores e comerciantes informais e estendendo o calendário turístico praticado pela gestão no período.

O prefeito Aldo Lopes, o vice Gustavo Pestana, a administração geral, a classe política e as lideranças comunitárias e culturais ainda celebram o sucesso da temporada junina convencional. “Foram dias de congraçamento, saudável entretenimento e enriquecedores de atrações locais e de fora”, classificam, com a certeza do acerto da programação elaborada. E felizes com o retorno do investimento e o incentivo aos produtores culturais, reabilitados após a pandemia. Agora prometem diversão mais intensa.

Atrações – O arraial regional de Cururupu (os outros municípios selecionados são Barreirinhas, Imperatriz, São José de Ribamar e Timon) seguirá mostrando o que há de melhor na cultura municipal, entre 17 e 21 de julho. O Estado justifica a promoção como forma de consolidar o modelo municipalista de gestão, no qual as comunidades do interior recebem as mesmas oportunidades e ganham espaço para mostrar suas manifestações. As iniciativas contam com apoio financeiro de emendas parlamentares.
Entre as atrações que Cururupu apresenta está o bumba-boi “sotaque de costa de mão”, assim identificado pelo modo como os integrantes usam os instrumentos de percussão (pandeiros, zabumbas e similares). Ele é o grupo mais tradicional da região da Floresta dos Guarás. A vestimenta é em veludo bordado e os brincantes usam chapéu em forma de cogumelo, com fitas coloridas e grinaldas de flores. Um turista chegou a classificá-lo como inédito em termos da atração de tudo que já assistiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *