Prédio escolar em Parnarama impressiona visitantes e usuários

 

Ao prestigiarem a inauguração da Escola Municipal “Cloves Campelo do Bonfim”, visitantes e usuários se surpreenderam com a grandiosidade do empreendimento. A unidade está localizada numa área superior a quatro mil metros quadrados e reúne instalações para ensino, entretenimento e atividades esportivas e de extensão cultural. Para os observadores trata-se da maior unidade escolar de ensino fundamental do país, com 32 salas e extensa área livre.

O prefeito Raimundo Silveira disse que o prédio, localizado no Bairro Agrovema, foi projetado para atender às necessidades do ensino até mesmo do terceiro grau (ensino fundamental e graduação superior), conforme a secretária da Mulher e primeira-dama Girlene Costa, e a secretária de Educação, Gábia Silveira. O prédio (numa área de 4.505,79 m²) tem 27 salas de aula climatizadas, laboratórios, biblioteca e instalações para atividades de informática, robótica, esportivas, recreativas, culturais, atendimento educacional especializado (AEE), reuniões e solenidades, cursos de capacitação e graduação em terceiro grau. O sistema de iluminação provem da energia solar. A personalidade que dá nome ao estabelecimento foi um líder expressivo da comunidade, de saudosa memória, cujas filhas – Francisca Luíza e Maria do Carmo – representaram a família.

Presenças – Prestigiaram a inauguração o deputado federal Rubens Pereira Júnior, os estaduais Othelino Neto (reeleito) e Leandro Belo (eleito); o secretário estadual de Articulação Política Rubens Pereira e o adjunto Ricardo Barbosa; os prefeitos Claudimê Lima (Barão de Grajaú), Adelbarto Santos (São Francisco do Maranhão), Alex Duarte (Lagoa do Mato), Enoque Mota (Pastos Bons), Mercial Arruda (Grajaú). Todos exaltaram a grandiosidade da obra e a disposição de Raimundo Silveira em construí-la.

O secretário Rubens Pereira justificou a ausência do governador Carlos Brandão (em Brasília, reunido com a equipe de transição do governo Lula). Apresentou um perfil de Silveira, classificando-o como um dos mais produtivos gestores municipais do Maranhão. A mesma impressão transmitida pelo deputado federal Rubem Júnior, para quem o sistema integral proporciona dedicação exclusiva aos jovens, livrando-os do desvio de conduta, ds drogas e outros males que ameaçam a juventude. Para ele, o futuro da cidade de Parnarama começa a ser traçado na escola inaugurada. E pelo deputado estadual Othelino Neto, parceiro da administração, presidente da Assembleia Legislativa e um dos bem votados no município para a reeleição.

Desafios – Fruto da parceria com o Governo do Estado, a construção foi financiada com recursos próprios do município, em meio a dificuldades impostas pela pandemia em meio aos serviços. Mas, na explicação do secretário municipal de Planejamento, Breno Silveira, a vontade política do prefeito e a dedicação de operário e dirigentes da empresa construtora suplantaram os obstáculos. Breno Silveira e a secretária de Educação, Gábia Silveira, elogiaram a sensibilidade dos executores, as arquitetas Mila Amorim e Renata Nogueira e os engenheiros Luís Viana (estrutural), Rubem Areia e Bruno Cardoso, compatibilizando o orçamento existente com a necessidade dos serviços.

A primeira-dama e secretária Girlene Costa atribuiu o êxito da operação à dedicação que o prefeito concede aos assuntos da Educação, considerando o setor como decisivo para o promissor futuro do município. Ele informou sbre as demandas que ele conduz para a implantação de cursos de graduação universitária no prédio, pela assinatura de convênios com a Universidade Federal do Maranhão. Ela revelou que, no prédio, serão instalados serviços oara um público diversificado, incluindo portadores de necessidades especiais e ações de inclusão social. “Nele teremos cursos de capacitação de professores e de formação universitária, como o Curso de Direito”, adiantou.

Ações – A equipe do Governo do Maranhão ainda proporcionou a Parnarama mobiliário para a escola, acervo para a biblioteca, sete quilômetros de pavimentação asfáltica, motores para embarcações utilizadas na pesca artesanal, kits esportivos (futebol e vôlei). Exemplo de inclusão social foi a produção do mobiliário escolar pelos internos do sistema prisional estadual. As oficinas funcionam nas instalações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em São Luís.

A festa em Parnarama foi elogiada por populares e pelas autoridades presentes, entre as quais o vice-prefeito Gilson Moura, Gábia Silveira (que explicou o funcionamento da escola) e outros oradores. Ao agradecer as manifestações, Raimundo Silveira, do alto dos seus seis mandatos prefeiturais, referiu-se à parceria com o Governo do Estado, “que tem dado certo. É só você andar por Parnarama que você vê. Nossa administração é para o povo e com essa parceria quem ganha é o povo. E a ela continuaremos aliados, pelo bem do povo”, concluiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *