EM MEIO A PANDEMIA, HOSPITAL DE AGUA DOCE DO MARANHÃO CONTINUA FECHADO

O NOSSO HOSPITAL

Construído 90% em meados do segundo mandato do ex prefeito Eliomar Dias, pai da atual prefeita Thalita, ao que parece é que seu propósito era se acabar antes de funcionar um único dia. Quando encerrou seu governo, já fazia dois anos que sua construção havia sido concluída e ele nunca moveu um dedo para o pôr em funcionamento. Levado pela grande quantidade de infiltração, aquela imponente construção, havia se transformado apenas um enorme criadouro de fungos por todas as paredes e teto. Igual ao que ocorre hoje!

Com a chegada de Rocha Filho à prefeitura em 2013 a política de enfrentamento a este problema foi radicalmente mudada. Logo no início de seu governo iniciou uma grande batalha com o objetivo de promover sua abertura. Isto foi posto como sua primeira grande meta a ser alcançada!

Nesta prerrogativa, foi atrás de parceria onde ela se encontrasse! Tanto foi buscar junto ao governo estadual em forma de equipamentos e convênios financeiros mensais, quanto junto ao governo Federal, através de lhe conveniar ao SUS.

O fato concreto é que no dia 14 novembro de 2013 Rocha filho consegui inaugurá-lo. Finalmente Água Doce havia conseguido realizar o sonho de toda população, que sofria por vislumbrar o prédio diariamente e chegar à conclusão que naquela arquitetura colossal, apenas habitava infiltração e fungos.

Fazendo a alegria do povo, por três anos foi o centro de referência quando o assunto era saúde! Apesar de funcionar para atender uma pequena população, além de plantões médicos, contava também com serviços ambulatoriais, raio-X e um centro cirúrgico em pleno funcionamento.

Como todo o corpo funcional do hospital era composto por contratados, se fez necessário no final de seu mandato Rocha Filho exonerá-los ainda em dezembro, mas deixou o hospital pronto para a próxima gestora pôr em funcionamento assim que assumisse o mandato e repusesse o quadro funcional. Aquele hospital funcionando, já fazia parte da cultura do município!
Mas em vez de promover sua reabertura, o tratou foi por lixo e o abandonou à própria sorte! A parti de então foi vítima de vândalos que não o pouparam em nada! Surrupiaram tudo o que puderam! Até um enorme aparelho de raio X, que pesa centenas de quilos, desapareceu!

Por todo o mandato da atual prefeita, a reabertura do hospital foi motivo de desavença! Por algumas vezes, parlamentares insatisfeitos convocaram a população para protestar contra a permanecia do seu fechamento. Quando a prefeita tinha notícias do agendamento destes protestos, ela convoca sua tropa de contratados para fazer o contraditório. E por várias vezes esses protestos não terminaram em tragédias fatais.
Existe um fato bem emblemático que ocorreu em um destes protestos contra a reabertura do hospital, em que ela convocou uma multidão, montou palanque a cada palavra de ordem que deferia contra sua reabertura, o povo aplaudia como se tivesse com os ouvidos vedados. Em uma destas falas, ela disse em alto e bom som, que não seria louca para dar um tiro no próprio pé abrindo aquele hospital! Foi o momento em que foi mais aplaudida!

O vereador Neto Cardoso que na época era presidente na Câmara, chegou até a capital e conseguiu junto ao governo do estado um convênio de R$ 80 mil mensais, mais o convênio com o SUS. Mas a prefeita estava irredutível, não quis nem ouvir a proposta do governador.

O ex prefeito Rocha Filho ao ver a luta do povo e achou conhecer melhor os caminhos da burocracia jurídica, também foi até ao Ministério Público protocolar requerimentos exigindo sua reabertura! Mas a prefeita conta com eficientes escritórios de advocacia e derrubam tudo o que querem.

Há pouco mais de um mês, o Ministério Público rodou uma circular dando um prazo de 48 horas para a prefeita preparar o hospital para se transformar em um possível hospital de campanha, mas ela se fez de ouvido de mercador, e nem isso cumpriu!
Os Vereadores Neto Cardoso e Salomão Rocha estiveram no seu interior no início deste mês. Na oportunidade registraram através de vídeo o estado em que neste momento ele se encontra. É apenas um amontoado de mobilhas cheias de cupins, paredes e tetos com infiltração e cheias de fungos e o desaparecimento de todas as coisas de valor que lá se encontravam quando foi encerrado suas atividades. Entre eles, o aparelho de raio-X, um aparelho de ultrassom portátil e um bisturi elétrico.

Diante de todos esses fatos, neste momento a situação do povo da cidade é de total terror! Há alguns dias o município foi invadido pelo Novo Coronavírus e até o momento nenhuma providência prática foi tomada em relação a reabertura do hospital. Os noticiários veiculam a todo momento que já não há respiradores disponíveis em São Luís e em nenhum outro centro de saúde próximo. O povo sabe que a necessidade por respiradores é apenas uma questão de tempo e se desespera ao saber que em uma emergência vai ter que se valer da natureza e se curar na própria casa.

Para completar o pacote, no ultimo dia 15, a população viu um vídeo nas redes sociais do Dr. Rogério Lago, um renomado médico que trabalhou no hospital por todo o período em que ele esteve funcionando! Sabendo dos casos da Covid-19 e a situação de calamidade de saúde que passa o município, em vez de recomendar a reabertura do hospital, fala exatamente ao contrário! Repete por várias vezes que o ex prefeito Rocha Filho errou muito ao manter o hospital aberto por todo seu mandato! Quem estão corretos são o ex prefeito Eliomar Dias que sempre o manteve fechado e a atual prefeita Thalita dias, que está seguindo o mesmo exemplo do pai. Vai entender!

 

Rocha Filho vai ao Ministério Público fazer denúncia

Minuta Ofício vereadores água doce hospital fechado mp (1)

Vereadores Neto Cardoso e Salomão Rocha, fazem denúncias:

 

Hospital quando inaugurado por Rocha Filho

Hospital quando inaugurado por Rocha Filho

 

Hospital atualmente abandonado.

Hospital atualmente abandonado.

0 pensou em “EM MEIO A PANDEMIA, HOSPITAL DE AGUA DOCE DO MARANHÃO CONTINUA FECHADO

  1. Em meio à tantos problemas no nosso Município, ágora temos mais uma grande preocupação, a COVID-19 muito preocupante, a questão é como vamos cuidar dos nossos infectados, pois já tem vários casos na nossa cidade, vai ser uma grande batalha pois isso já vem acontecendo em outras Cidades grandes, ai eu me pergunto, como vamos combater esse Vírus, se o único Hospital que temos em nossa Cidade encontra-se fechado abandonado, uma falta de respeito a nossa população, que DEUS proteja nossos Familiares, e toda População, de Água Doce Do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *