Católicos e protestantes uniram-se sob as bênçãos divinas para orar pelo desenvolvimento saudável do território e pelo sucesso do novo mandato do prefeito Salomão Barbosa, reeleito por mais quatro anos em Sana Filomena do Maranhão. A unidade político-administrativa, desmembrada de Tuntum, foi criada pela Lei Estadual nº 6.178, de 10 de novembro de 1994 (Governo Ribamar Fiquene).
Para o prefeito esta convivência demonstra a harmonia de uma população constituída de fortes laços de parentesco. E ele considerou modesta a atual comemoração, pois preferiu fazer grandes inaugurações no início do novo mandato. “Temos muitas obras a entregar, todas de interesse da população; mas precisamos fazer alguns ajustes para inaugurá-las”, justificou.
Programação – As concentrações religiosas foram o ponto alto das comemorações deste ano. As denominações evangélicas reuniram-se sob a liderança do preletor Francam Lima (Assembleia de Deus – AD), indicado pelo Colégio de Pastores. Na pregação ele desenvolveu o tema “Jesus na minha casa”. E agradeceu à gestão pela oportunidade da participação.
Os católicos concentraram-se sob a liderança do padre Cristiano Cunha. Ele presidiu a missa em ação de graças pedindo bênçãos para o município e agradecendo a oportunidade de orar pelo bem-estar da população e pelo êxito de mais um mandato do prefeito Salomão Barbosa.
Shows – O representante católico nas comemorações reivindicou a participação de grupos artísticos do rito na programação de shows do aniversário da cidade, a exemplo do que já acontece com os evangélicos. O pedido foi feito ao prefeito para a inclusão já no próximo ano. O prefeito recebeu a indicação e a encaminhou à comissão organizadora, autorizando o atendimento.
A justificativa do pedido é que muitas bandas católicas existem para louvação a Deus nessas ocasiões e saudação às datas, que são ignoradas. Daí estar confirmada em 2025, no aniversário de Santa Filomena do Maranhão, a presença de atrações artísticas católicas na agenda de shows.