Vaquejada em Barreirinhas reúne várias atrações


A 39ª Vaquejada de Barreirinhas, promoção da Prefeitura Municipal, movimenta a cidade até este domingo, 28 de julho. Competidores do Nordeste disputam os valiosos prêmios (vão de $ 10 mil a $ 50 mil), destinados às diversas categorias, e incrementam o turismo na porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Coincidentemente, a área foi declarada, nessa semana, Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A aprovação deu-se em solenidade ocorrida em Nova Déli, capital da Índia. O governador Carlos Brandão acompanhou.

Categorias – O coordenador Tom Fragoso descreveu os principais eventos da programação, que se inicia com a Missa do Vaqueiro (celebrada pelo padre Alaor), prossegue com a cavalgada, da igreja até a Pista “Chico Pedro”, no espaço, com algumas ampliações, destinado às disputas.

O público pode dividir-se entre as arquibancadas, camarotes e área VIP (paga). De lá acompanha os disputantes, competidores nas categorias locais (apoiados pelos promotores), aspirantes e profissionais na corrida de mourão. A ampla divulgação resultou na presença de expressivo público, que ele acredita crescente até o encerramento. “A competição é referência”, comemora.

Agenda – A programação inclui eventos juninos, eleição da “rainha da vaquejada”, show de entretenimento com artistas, manifestações culturais e atividades de comércio informal, com a venda de comidas, bebidas típicas e o artesanato da região.

Para este ano, informa o secretário municipal de Cultura, Manoel Rodrigues, entre as atrações artísticas estão: Banda Xeleleu, Jackson e banda, Capoeira ILÊ, Shiley Oliveira e banda, Dança Carimbó Kerly, Dança Quadrilha Mysna, Banda Renan Soeiro, ballet, dança portuguesa, Invasores do Tapuio, Forró Nativo, Dudu Pegadão, Romim Matta e Kelvy Pablo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *