Barreirinhas cria Frente para as eleições de outubro

Lideranças identificadas com os valores naturais da terra organizaram a Frente Popular em Defesa de Barreirinhas para disputar a eleição à prefeitura em outubro. Os líderes Amílcar Rocha (prefeito) e Léo Costa (ex-prefeito) propuseram a Carta dos Lençóis com as regras para enfrentar o que chamam de ingerência estranha à política local.

A motivação dos integrantes da Frente é a presença, que consideram opressiva, da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, patrocinadora da candidatura do filho à Prefeitura de Barreirinhas. A parlamentar animou-se a participar da política barreirinhense depois de receber expressiva votação do eleitorado local no pleito de 2022.

Incômodo – As lideranças locais mostraram-se incomodadas com a presença da parlamentar, que tem histórica militância política em cidades próximas e considera normal a expansão de sua atuação parlamentar para outras regiões do Estado. A votação para a ALEMA em Barreirinhas estimulou-a ter presença no município.

A presença dela no município ganhou até a adesão do governador Carlos Brandão, ano passado e este ano. Nas ocasiões foram entregues equipamentos públicos e firmados atos resultantes da atuação da parlamentar, que iniciou sua trajetória política em Urbano Santos, vizinho de Barreirinhas. Atualmente os dois pontos são ligados por rodovia solicitada pela deputada.

Carta dos Lençóis – Quando da criação da Frente, no domingo 21 de julho, foi editada a Carta dos Lençóis. Os signatários consideraram que a presença da parlamentar, pelo anúncio de algumas medidas que ela patrocinaria, representam ameaça ao potencial turístico da cidade, o que ela desmente. Prova é a lei de defesa ambiental, proposta por ela e sancionada pelo governador no ano passado.

A Carta propõe o registro das candidaturas de Rocha e Costa e fixa o prazo até 7 de setembro para quem estiver melhor situado nas pesquisas liderar a chapa à prefeitura, com o segundo colocado assumindo o compromisso de apoiar incondicionalmente o companheiro. Com a candidatura da Frente justificam defender e preservar o que chamam tesouro do Patrimônio Natural da Humanidade, título com que foi contemplado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *