Família Amovelar amplia comando político no Leste Maranhense

Os nomes dos candidatos a prefeito e vice (pela coligação “Unidos por Pirapemas”) e vereadores pelos partidos Progressista e MDB foram aproados em convenção realizada sábado passado (20 de julho), na sede do município. O engenheiro civil Matheus da Amovelar (PP) concorre a prefeito e o Irmão Francisco (União Brasil) a vice. Filiados ao PP e MDB constituem a chapa de candidatos a vereador (12 por partidos).

Integrante de família-líder na região, Mateus, há alguns meses, por apelo das lideranças locais, visita as comunidades de Pirapemas, ouvindo o povo, recolhendo sugestões para um futuro mandato e apresentando suas ideias sobre como promover um novo cenário político-administrativo no município. “Renovação é nossa proposta e melhor qualidade de vida aos segmentos mais vulneráveis nossa meta”, assegura o agora candidato.

Expectativa – Mateus considera vitorioso o projeto que ele e sua equipe (liderada pelo pai, Luís da Amovelar, ex-prefeito de Coroatá por dois mandatos e expressiva liderança regional e respaldado pelo irmão Luís Filho, que encerra o segundo mandato em Coroatá este ano) formulam há meses. Pelo clima da pré-campanha acredita que vitória nas urnas “sorrirá” em outubro. E destaca a história política da família como principal alavanca do sucesso na eleição.

Sobre o companheiro de chapa, Irmão Francisco, disse ser uma liderança reconhecida em Pirapemas, expressivamente votado como vereador e idealizador da candidatura agora oficializada. “Foi dele e de dois vereadores locais a apresentação do meu nome. Os três são políticos reconhecidos pela atuação parlamentar, o que credencia nossa chapa a uma retumbante vitória”, prognosticou.

O Irmão Francisco contou a história dessa associação de lideranças do Leste Maranhense, constatada a necessidade de a administração pirapemense buscar novos caminhos e métodos mais avançados para alcançar o progresso material e o bem-estar populacional. A solução por Mateus hoje tem apoio de metade da atual Câmara (seis vereadores) e uma chapa de vereadores que tem o melhor das lideranças locais.

Quadro caótico – Indagado sobre o cenário administrativo atual do município e o que fazer como vitorioso, o pai de Mateus, Luís da Amovelar, traçou um quadro caótico da gestão municipal, inoperante em todas as frentes, principalmente por haver dispensado a ajuda do Governo do Estado. Como os recursos locais incipientes, submete a população a danos irreparáveis.

Luís da Amovelar avalia que, atualmente, Pirapemas sobre a falta de um sistema de saúde pública que atenda as necessidades básicas do povo; de um sistema educacional que tem profundas deficiências; enfrenta total abandono na infraestrutura, na agricultura, na assistência social, avançando para ineficiência no entretenimento, lazer e cultura. “Sem esquecer outros setores que recebem grandes reclamos da população”, admite. Luís garante contribuir com sua experiência para a mudança de cenário para melhor. E em tempo recorde.

Opiniões – A festa foi prestigiada pelo deputado Hildo Rocha, que enalteceu a juventude de Mateus, a história política da família, a experiência no trato com os problemas comunitárias com os quais os Amovelar lidam e com a relação que cultivam com as representações populares. “Mateus é a esperança de novos rumos para o futuro de Pirapemas”, prognosticou ao despedir-se rumo a outro compromisso político.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Araújo, celebrou a grandiosidade do ato político, que foi a convenção, a vibração dos convencionais, o desejo de mudança demonstrado pelo povo, a confiança manifestada no jovem líder e, principalmente, na história política da família na região, principalmente o sucesso administrativo. “Tudo isto nos levou a vestir a camisa do agora candidato”, disse em nome do grupo que representa.

Padre Josias, ex-prefeito de Peritoró, considera a competência de Mateus, o gosto pela política, uma esposa participante como fatores para o sucesso do projeto político. “Ele tem identidade com o povo, uma herança política de respeito e frutífera. O povo de Pirapemas só terá a ganhar”. Sobre a convenção em Peritoró, onde a família deve participar do pleito, a convenção ainda não tem marcada, informou o líder municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *