Encontro de bumba-bois marca temporada junina em Matinha

A temporada junina 2024, em Matinha, foi marcada, mais uma vez, pelo “Encontro dos Bois”, em sua 47ª edição. Integrante do Calendário Estadual de Eventos, ele é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e constitui parte do Dia Estadual do Bumba-Boi, instituído pela Lei n° 11.966/2023, sancionada pelo governador Carlos Brandão, com fundamento em iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lago. O bumba-boi local teve batismo no Viveiro da Matinha (dia 22), sede própria da brincadeira, em presença de grande público.

A festa exaltou o “sotaque da matraca na Baixada” (gênero da batida da brincadeira) e aconteceu em meio a vasta programação, envolvendo apresentação de várias brincadeiras locais e da região da Baixada Maranhense. Durante os dias de festejo passaram pelo arraial quadrilhas, danças diversas e shows de artistas renomados, locais e de outras procedências. De 24 a 30 de junho (o encontro foi dia 26) a cidade recebeu grande número de visitantes, superior ao das comemorações anteriores, confirmando o interesse pelo evento.

Paternidade – Considerado o “pai do Encontro de Bois”, o deputado Lago prestigiou a reunião, considerando que a 47ª edição reafirma a importância de sua iniciativa em incluí-la como Patrimônio Cultural Imaterial no conjunto de promoções próprias da temporada e no Calendário Estadual de Eventos. O parlamentar classificou a brincadeira como a essência da cultura da região e destaque da manifestação própria do povo. O encontro já prepara a festa do “jubileu de ouro” (50 anos em 2027).

A prefeita Linielda (do Eldo) Cunha (PCdoB) constatou o sucesso da festa em seus oito anos de mandato (encerra em 31 de dezembro próximo). Agradeceu pelo prestígio do povo e das personalidades que valorizam o folclore local, pelo enriquecimento e pelo brilhantismo que dão ao evento. Considerou-se gratrificada pela oportunidade de promover a festa e ressaltou a importância do apoio das autoridades e dos particulares, que colocam o município em destaque.

O secretário municipal de Cultura, Gerlan Pereira Alves, explicou a escolha do tema “sotaque da matraca” para festa deste ano, para celebrar a motivação da lei que considerou o encontro Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Exaltou a iniciativa do deputado Rodrigo Lago. Pela titulação alcançada, espera o secretário que o apoio oficial ao encontro seja ampliado, com vistas a dar maior visibilidade ao evento e ajude o município a montar estrutura compatível com o crescimento que a promoção vem alcançando a cada ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *