Príncipe do Forró promove cultura popular de Nina Rodrigues

Há 43 anos atuando no cancioneiro regional, Nonato do Venino, reconhecido como Príncipe do Forró (do tradicional pé-de-serra), após divulgar seu trabalho em vários Estados do Brasil, retornou ao berço natal, Nina Rodrigues, para reavivar o interesse do gênero entre seus conterrâneos. Está empenhado na luta pelo resgate da cultura de sua gente e determinado a atrair o interesse da juventude para perpetuá-la.

Restabelecido no município desde 2017, o artista se apresenta em festas tradicionais, como a temporada junina que se aproxima, com rico repertório, mas fiel às origens do gênero que defende. Ao forró pé-de-serra associa Jornada de São Gonçalo e São Benedito, coco, ciranda e cantigas do Divino Espírito Santo, de forma instrumental e vocal. Ao longo da apresentação faz contação de histórias, de lendas e paralendas, transmitidas pela oralidade e oriundas da tradição popular.

As narrativas, envolvendo aspectos regionais acerca do povo, da religiosidade, dos rios, da fauna, da flora e outros temas, calam fundo no interesse popular e tem ganhado público cada vez mais curioso. Como grande entusiasta da cultura popular e seu divulgador, Nonato do Venino celebra o interesse popular, principalmente da mocidade, certo de que sua jornada está alcançando o objetivo desejado, dentro e fora de Nina Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *