
MauraJorge e Orleans Brandão confraternizando nos 73 anos de Lago da Pedra
A Prefeitura de Lago da Pedra encerrou, nesta quinta-feira, 8 de janeiro, a programação comemorativa dos 73 anos de emancipação política. A prefeita Maura Jorge, cumprindo o primeiro ano do quarto mandato prefeitural, presidiu as comemorações renovando o agradecimento à confiança da população e reafirmando a disposição de prosseguir trabalhando pelo bem-estar da população e pelo desenvolvimento do território.
O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pré-candidato a governador, levou as congratulações de Carlos Brandão, ouviu o relato sobre obras em andamento pela parceria Governo do Estado x Prefeitura Municipal, recebeu o título de cidadão lago-pedrense e conheceu o Projeto Laços de Amor e sua unidade prática: o Centro de Reabilitação Tipo II, inaugurado durante a comemoração (vide box).
Sob bênçãos – Ao referir-se aos atos religiosos que foram celebrados pelo aniversário (culto evangélico e missa em ação de graças), a prefeita fez uma profissão de fé: “É uma honra, como filha da terra, receber a comunhão dessas bênçãos, que dão força à nossa fé, nos encorajam a prosseguir promovendo a cidadania do nosso povo. Esta é certeza de que estamos no caminho certo, como prefeita no quarto mandato”.
Historicamente, ela lembrou o legado da Família Jorge para a consolidação do município (o saudoso irmão Waldir Jorge Filho – ex-prefeito e ex-deputado estadual; a mãe Raimunda Melo – quatro mandatos prefeiturais, presente à missa; ela – quatro mandatos de deputada estadual e quatro mandatos de prefeita, cumprindo o primeiro ano do atual). Na missa, celebrada por Frei Fernandes, estavam os oito recentes mandatos da família – mãe e filha.
Reconstituição – Maura Jorge reconstituiu a história dos primeiros grandes empreendimentos instalados no município por iniciativa do clã: a primeira escola, a luz elétrica, o mercado municipal, os primeiros calçamentos em paralelepípedo e outras pioneiras realizações. Em presença do secretário Orleans, do ministro André Fufuca (Esporte), do filho Rui Jorge (pré-candidato a deputado estadual), de lideranças políticas, familiares e populares, reafirmou o compromisso de trabalhar para ampliar este legado.
Rui Jorge manifestou a imensa satisfação em estar comemorando os 73 anos de emancipação do município, em estar confraternizando com autoridades da República (deputado federal licenciado e ministro André Fufuca) e com seus conterrâneos. Comemorou o fato de estar recebendo a delegação da mãe para representar o município na Assembleia Legislativa, caso dispute o mandato, e que espera fazê-lo com o mesmo destaque que ela teve no exercício parlamentar.
Entretenimento – Na área do entretenimento, a programação de encerramento teve a apresentação, na noite dessa quinta-feira, dos artistas Rey Vaqueiro, Freire Andrade e Milena Diniz. A concentração aconteceu no Centro Cultural, onde grande público prestigiou os artistas.
Entre as atrações apresentaram-se Rei Vaqueiro, Freire Andrade, Milena Diniz, Carretinha e DJ. A organização informou que houve motivo para celebrar a data com muita música e alegria para a população local. A data oficial da emancipação é 1° de janeiro.
Centro de Reabilitação tem rede ampliada
CER II – O Centro de Reabilitação Tipo II (CER II), inaugurado durante a comemoração, é a segunda unidade do gênero no município; um equipamento de saúde pública, da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Destina-se a oferecer assistência a portadores de deficiências, principalmente menores. É a materialização do Projeto Laços de Amor, idealizado pela prefeita, preocupada com os cuidados a serem dispensados aos deficientes no município.
O Laços de Amor é um projeto social, idealizado pela prefeita, de acolhimento e reabilitação para portadores de necessidades especiais, sendo o centro o órgão de oferta dos serviços. Entre estes estão: diagnóstico, tratamento, habilitação e reabilitação de deficientes, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, desenvolvimento do potencial físico e psicossocial dos pacientes; concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como cadeiras de rodas, muletas etc.).
O acesso se dá pelo encaminhamento de clínico-geral em atividade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde, que regula o atendimento, que é gratuito.



