O sucesso da temporada junina em Porto Rico do Maranhão pode ser atribuído a duas estruturas sonoras apresentadas, pela primeira vez, no arraial: Rubi, a nave do som, procedente do Pará; e a Super POP, nativa. O som mecânico exibido por elas atraiu grande público à Praça da Bíblia e ajudou a dar brilho ao festejo. Com nove dias de duração, a festa foi considerada a mais expressiva e vibrante do Litoral Maranhense nas recentes celebrações da época.
A programação da Secretaria de Cultura, cujo titular é Paulinho Fonseca, organizador da agenda festiva, coordenada pelo prefeito Aldo Brown e pela primeira-dama e secretária de Assistência Social Jaqueline Luz, incluiu, ainda, uma variedade de ritmos e priorizou manifestações culturais próprias dos municípios integrantes do Conguarás, o consórcio multidesenvolvimentista do potencial ecoturístico da região.
A inclusão de brincadeiras de Estados vizinhos (além do Pará, o Piauí mandou Kabral) deveu-se ao intercâmbio tradicional entre as comunidades vizinhas. Nos nove dias pelos quais se estenderam a temporada junina em Porto Rico do Maranhão, o público acompanhou Mesa de Bar, cantor Kabral, Mega Pressão, Capital Roots, Ronnie Green e Dona Bil, Freedon FM, Super Master, Felipe Motta, Alta Rotação e Sly Foxx.
Tema – O São João de Porto Rico teve como tema “Tradição que Aquece o Coração” e foi considerado “o maior do Litoral Ocidental Maranhense”, por locais e visitantes. Nele estiveram reunidos grupos folclóricos de vários gêneros – quadrilhas, tambor de crioula, bumba-bois de diversos sotaques, cacuriás, reggae, danças portuguesas, bandas de muitos ritmos e Dj. Analistas classificaram a festa como “a reunião do antigo com o novo, do rural com o urbano, do sagrado com o profano”.
Associado ao festejo foi comemorado o Dia do Pescador (a pesca é a principal atividade econômica do município), sob a liderança da primeira-dama Jaqueline, que incluiu ações sociais e de cidadania e distribuição de brindes. Esta atividade, tradicionalmente feita no dia de São Pedro, no domingo 29 de junho, foi transferida para a segunda-feira, 30, em razão das fortes chuvas que caíram na região na data da celebração.
Economia – A exemplo de situações semelhantes em outras regiões do Estado, a festa em Porto Rico do Maranhão movimenta a economia, tanto do ponto de vista formal como no cenário informal. Este, principalmente, é um dos grandes beneficiários da comemoração, pela oportunidade de empreendedores temporários atuarem como comerciantes eventuais na comercialização de bebidas, comidas e artesanato. Pousadas, restaurantes e o comércio em geral se beneficiam da presença de turistas.
Diversão, mas de olho no trabalho
O festejo não inibiu o ânimo administrativo do prefeito. Indagado sobre a administração municipal, ele falou com entusiasmo da obra no cais da cidade, empreendimento a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério dos Transportes. Ao órgão cabe planejar a infraestrutura de transportes terrestres e aquaviários. Porto Rico do Maranhão é um município com expressiva atividade pesqueira e ecoturística, às margens do Oceano Atlântico, em região praiana.
O prefeito também se referiu ao Restaurante Popular, em final de construção, unidade da rede de casas de alimentação do Governo do Estado, que se aproxima do objetivo definitivo de instalar-se em todos os 217 municípios maranhenses ainda este ano. E abordou iniciativas próprias, como a implementação de políticas sociais e de caráter educacional, estas representadas por uma grande creche e quatro escolas de ensino fundamental, investimentos de R$ 15 milhões.
Parcerias – No plano nacional, o Aldo conta com importantes parcerias, como as dos deputados federais Josimar Maranhãozinho e Detinha, cujas emendas parlamentares têm sido de grande valia para o programa de metas idealizado para o mandato (2025-2028). Estes parlamentares, conforme ele, estão sempre atentos às reivindicações do poder público municipal e, frequentemente, o surpreendem com ofertas generosas destinadas a atender necessidades básicas da administração.
No cenário local, festejou a sempre providencial ajuda do amigo Cassio Neto e o positivo relacionamento com a Câmara de Vereadores, cujo suporte já lhe permitiu grandes avanços neste início de mandato. E com a qual espera sempre contar no atendimento das principais necessidades da comunidade carente da municipalidade. Presenças frequentes nos eventos juninos foram os vereadores Macário (presidente da Câmara), Nelsinho, Dino César, Joud Mendes, Nando, Iara e Idácio.
Em várias ocasiões, durante o festejo, os parlamentares enalteceram a programação junina, a atuação do secretário Fonseca e o incondicional apoio do prefeito, reafirmando a sustentação do parlamento à promoção da cultura local. Eles aplaudiram a incondicional dada aos produtores culturais da terra e o espaço que a programação destinou a eles para a apresentação de suas performances.