
Ao representarem o governador Carlos Brandão, no 64° aniversário de emancipação política do município, o vice-governador Felipe Camarão e o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, admitiram que a parceria com o prefeito Heider Nunes será promissora para São Félix de Balsas. E enumeraram alguns empreendimentos que têm a marca do municipalismo de Brandão na cidade.

O vice-governador ressaltou que Brandão tem compromisso com o município e citou sua condição de filiado ao PT para atrair o apoio do governo federal ao plano de metas do gestor municipal. Sobre o que já existe citou o Restaurante Popular, prédio escolar, obras urbanas de mobilidade (avenidas) e pedidos ao ministro do Esporte, André Fufuca, acerca de empreendimentos da pasta na cidade.

Maratona – Madeira, por sua vez, narrou a maratona aero rodoviária enfrentada para estar presente à celebração e reafirmar que, em recente encontro em São Luís, o prefeito apresentou um arrojado programa de obras e serviços ao governador, plenamente aprovado, só dependente de um calendário de prioridades.
O pacote inclui a ponte sobre o Rio Balsas, em São Félix de Balsas, em construção, investimento de R$ 23 milhões, que promoverá o acesso rodoviário a Balsas, Sambaíba, Loreto (de onde São Félix de Balsas foi desmembrado) e Benedito Leite. Quando pronta, seus 195 metros de extensão porão fim ao isolamento terrestre entre vários municípios do Sul do Maranhão.

Contribuições – Para a celebração do aniversário contribuíram vários colaboradores, como o Governo do Estado, o deputado federal Marreca Filho e a deputada estadual Andreia Rezende, que destinou emenda parlamentar para proporcionar a confraternização popular pela data. Na festa, ausente por motivo de força maior, ela foi representada pelo filho Túlio. E o ex-deputado Stenio Rezende mandou mil cestas básicas.

Outra importante contribuição foi a oferecida pelo deputado Marreca Filho ao santuário do padroeiro do município, São Félix Valois (santo da Idade Média, canonizado pelo Papa Urbano IV e festejado em novembro). Ele atendeu solicitação do pároco frei Paulo Zenatti, sob o argumento do clima local provocar desconforto aos fiéis na frequência ao templo. E pelo que a construção representa para a reverência à fé católica e o cenário patrimonial.

Intercâmbio – Prestigiaram a comemoração os prefeitos de São Raimundo das Mangabeiras, Accioly Silva; e de Loreto, Germano Coelho. Ambos exaltaram o trabalho do colega, a importância do intercâmbio entre suas gestões, o descortíno promissor para a região e o exemplo de dinamismo e vontade política demonstrado por Heider, apesar do pouco tempo de trajetória político-administrativa.
Também de relacionamento cuidaram o vice-prefeito Félix Bispo, a presidente da Câmara, Eudetina Silva, a primeira-dama e secretária de Ação Social, Adênisa Nunes, e as professoras Elisângela Oliveira, subsecretária de Educação, Marciana Oliveira e Rosa de Fátima. Os dois primeiros avaliando o diálogo de alto nível entre os poderes municipais. Que, segundo a vereadora, facilitará a solução de problemas como a falta de água na zona rural.
Programas – As demais interlocutoras observaram a atenção especial do prefeito para com a Educação, elogiada pela primeira-dama como ponto de partida para o processo de desenvolvimento e bem-estar da população carente. Em relação à sua pasta, a primeira-dama ainda alinha os programas que pretende implementar.
A programação artística, a cargo da SCT, reuniu, na Praça do Beira-Rio, atrações regionais e nacionais, de pleno agrado do público, Entre elas Os Meninos do Barão, Moleca100 Vergonha, FG Music e Forró do Pegador. A grade de atrações atraiu número expressivo de frequentadores, reunidos no local de eventos até a manhã do domingo.






Das onze escolas do município, nove já foram reformadas
