Os 410 anos de emancipação de Icatu (segundo mais antigo município maranhense) foram comemorados com intensa e extensa programação, que associou fé, esporte e entretenimento. Caravanas da região do Munim, onde se situa a cidade, foram prestigiar a celebração, presidida pelo prefeito Walace Azevedo e vice Carlos Pereira, reeleitos em 6 de outubro.
Os quase 25 mil habitantes (censo de 2022), que se distribuem pelo território de 1.547 quilômetros quadrados, comemoraram o aniversário e o resultado da eleição com entusiasmo. Na missa na igreja a Nossa Senhora da Conceição e nos cultos evangélicos, o prefeito agradeceu a confiança do eleitorado e a oportunidade de permanecer à frente do governo municipal.
Propósito – À reportagem d’O Municipalista prefeito e vice reafirmaram a disposição de prosseguir o trabalho iniciado no primeiro mandato, atribuindo a ele o resultado do pleito (13.223 votos ou 65,63% da votação válida, duas vezes mais que seu próximo adversário). E agradeceram o trabalho dos correligionários da Coligação “Icatu no Caminho Certo” (Republicanos, MDB, PSDB, Cidadania, PT, PCdoB e PV).
Engenheiro por formação, Azevedo assegurou que a cidade seguirá sendo um canteiro de obras e merecendo a atenção do poder público para as manifestações culturais. Confirmou ser o trabalho o instrumento pelo qual a gestão atraiu a confiança da população. E destacou a atenção que a zona rural do município mereceu neste seu primeiro mandato; e continuará merecendo.
Presenças – A primeira-dama Natália Azevedo, sempre ao lado do marido, considerou que os resultados alcançados decorreram de muita luta, mas, também, de apoio divino. “Nossa felicidade é que o povo soube corresponder à nossa atuação, permitindo que pudéssemos prosseguir com os projetos que promoverão o bem-estar dos menos favorecidos e o desenvolvimento material da cidade”.
A secretária municipal de Cultura, Claudia Rocha, cuidou da parte do entretenimento, organizando uma programação do agrado geral. Valorizou os artistas locais e trouxe atrações fora, que fizeram a alegria da população ao longo dos três dias de celebração. Teve diversão para todas as idades e gosto, se constituindo um dos aniversários mais concorridos.
Esportes – Da programação cumprida, Azevedo destacou a esportiva, como o primeiro campeonato municipal de futebol, jogado no Estádio “Arnaldo Melo”, recentemente reconstruído com emenda do ex-deputado federal João Marcelo. Para o secretário Daltro Azevedo, o esporte tem sido muito estimulado, proporcionando atividade saudável à juventude.
Várias modalidades são praticadas e, neste aniversário, aconteceram finalíssimas de futebol soçaite (masculino e feminino), futebol de salão masculino e da Copa Interbairros “Beto Reis”. Destaque para o amistoso de vôlei masculino no Ginásio “Enoc Penafort”. Para o secretário, o incentivo ao esporte tem dado grande ganho à gestão do prefeito.
Poder feminino mostra força na eleição em Icatu
Com brilhante passagem pela Secretaria Municipal de Cultura de Icatu, a advogada Paula Matos recebeu a consagração das urnas: foi eleita vereadora com 1204 votos, a maior votação já conseguida por uma candidata no município. Entrevistada pel’O Municipalista, ela falou de grandes projetos que pretende desenvolver no mandato parlamentar, “com a ajuda dos vereadores”.
Na conversa com nossa reportagem, a agora vereadora lembrou sua atuação para instalar a Escola de Música no município, as demandas para a reforma do prédio destinado à Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) e, mais recentemente, o Projeto “Indústria do Conhecimento”, espaço que promove a leitura, a pesquisa e a criação de bens artístico-culturais, idealizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Ministério da Educação.
Outra iniciativa da vereadora eleita (“eu sou só gratidão pelo reconhecimento popular”) foi a criação da Escola de Cinema e Arte de Icatu, em agosto passado, “que levará conhecimento e capacitará vocacionados para a sétima arte”. As aulas já foram iniciadas. A instalação foi prestigiada pelo diretor global Jayme Monjardim.
Perfis – Paula (Paulinha) Matos é filha do líder icatuense e ex-suplente de senador Paulo Henrique Campos Matos. Graduado em Administração de Empresas, é membro da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA). Foi professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Programa de Qualificação de Docentes (PQD).
Entre os cargos exercidos estão: Secretário estadual de Turismo; Gerente de Estado de Desenvolvimento da Região do Pindaré (2003-2004), Secretário de Estado da Coordenação das Gerências do Maranhão (2005-2006), Secretário Adjunto de Estado da Educação do Maranhão (2007-2009), Secretário Municipal de Orçamento Participativo de São Luís (2010) e Suplente de Senador (2015-2023).