Aniversário de Icatu associa fé, esporte e entretenimento

Os 410 anos de emancipação de Icatu (segundo mais antigo município maranhense) foram comemorados com intensa e extensa programação, que associou fé, esporte e entretenimento. Caravanas da região do Munim, onde se situa a cidade, foram prestigiar a celebração, presidida pelo prefeito Walace Azevedo e vice Carlos Pereira, reeleitos em 6 de outubro.

Os quase 25 mil habitantes (censo de 2022), que se distribuem pelo território de 1.547 quilômetros quadrados, comemoraram o aniversário e o resultado da eleição com entusiasmo. Na missa na igreja a Nossa Senhora da Conceição e nos cultos evangélicos, o prefeito agradeceu a confiança do eleitorado e a oportunidade de permanecer à frente do governo municipal.

Propósito – À reportagem d’O Municipalista prefeito e vice reafirmaram a disposição de prosseguir o trabalho iniciado no primeiro mandato, atribuindo a ele o resultado do pleito (13.223 votos ou 65,63% da votação válida, duas vezes mais que seu próximo adversário). E agradeceram o trabalho dos correligionários da Coligação “Icatu no Caminho Certo” (Republicanos, MDB, PSDB, Cidadania, PT, PCdoB e PV).

Engenheiro por formação, Azevedo assegurou que a cidade seguirá sendo um canteiro de obras e merecendo a atenção do poder público para as manifestações culturais. Confirmou ser o trabalho o instrumento pelo qual a gestão atraiu a confiança da população. E destacou a atenção que a zona rural do município mereceu neste seu primeiro mandato; e continuará merecendo.

Presenças – A primeira-dama Natália Azevedo, sempre ao lado do marido, considerou que os resultados alcançados decorreram de muita luta, mas, também, de apoio divino. “Nossa felicidade é que o povo soube corresponder à nossa atuação, permitindo que pudéssemos prosseguir com os projetos que promoverão o bem-estar dos menos favorecidos e o desenvolvimento material da cidade”.

A secretária municipal de Cultura, Claudia Rocha, cuidou da parte do entretenimento, organizando uma programação do agrado geral. Valorizou os artistas locais e trouxe atrações fora, que fizeram a alegria da população ao longo dos três dias de celebração. Teve diversão para todas as idades e gosto, se constituindo um dos aniversários mais concorridos.

Esportes – Da programação cumprida, Azevedo destacou a esportiva, como o primeiro campeonato municipal de futebol, jogado no Estádio “Arnaldo Melo”, recentemente reconstruído com emenda do ex-deputado federal João Marcelo. Para o secretário Daltro Azevedo, o esporte tem sido muito estimulado, proporcionando atividade saudável à juventude.

Várias modalidades são praticadas e, neste aniversário, aconteceram finalíssimas de futebol soçaite (masculino e feminino), futebol de salão masculino e da Copa Interbairros “Beto Reis”. Destaque para o amistoso de vôlei masculino no Ginásio “Enoc Penafort”. Para o secretário, o incentivo ao esporte tem dado grande ganho à gestão do prefeito.

Poder feminino mostra força na eleição em Icatu

Paula Matos promete atuar na Câmara como fez na Secretaria de Cultura

Com brilhante passagem pela Secretaria Municipal de Cultura de Icatu, a advogada Paula Matos recebeu a consagração das urnas: foi eleita vereadora com 1204 votos, a maior votação já conseguida por uma candidata no município. Entrevistada pel’O Municipalista, ela falou de grandes projetos que pretende desenvolver no mandato parlamentar, “com a ajuda dos vereadores”.

Na conversa com nossa reportagem, a agora vereadora lembrou sua atuação para instalar a Escola de Música no município, as demandas para a reforma do prédio destinado à Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) e, mais recentemente, o Projeto “Indústria do Conhecimento”, espaço que promove a leitura, a pesquisa e a criação de bens artístico-culturais, idealizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Ministério da Educação.

Outra iniciativa da vereadora eleita (“eu sou só gratidão pelo reconhecimento popular”) foi a criação da Escola de Cinema e Arte de Icatu, em agosto passado, “que levará conhecimento e capacitará vocacionados para a sétima arte”. As aulas já foram iniciadas. A instalação foi prestigiada pelo diretor global Jayme Monjardim.

Perfis – Paula (Paulinha) Matos é filha do líder icatuense e ex-suplente de senador Paulo Henrique Campos Matos. Graduado em Administração de Empresas, é membro da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA). Foi professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Programa de Qualificação de Docentes (PQD).
Entre os cargos exercidos estão: Secretário estadual de Turismo; Gerente de Estado de Desenvolvimento da Região do Pindaré (2003-2004), Secretário de Estado da Coordenação das Gerências do Maranhão (2005-2006), Secretário Adjunto de Estado da Educação do Maranhão (2007-2009), Secretário Municipal de Orçamento Participativo de São Luís (2010) e Suplente de Senador (2015-2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *