Pela primeira vez em sua história, Cedral, município do Litoral Ocidental Maranhense, integrante do Polo Floresta dos Guarás, participa de feira internacional de turismo, aberta nesta quinta-feira, 26, em Brasília. O “Caminho dos Guarás”, montado no stande cedralense da ABAV EXPO 51, em Brasília, atraiu grande público no primeiro dia, exclusivamente de executivos de empresas do setor.
O projeto foi organizado ao longo de um ano e reúne dois polos turísticos e 15 cidades. Nasceu com a assinatura de Termo de Cooperação Técnica firmado, em 2023, pelos prefeitos e secretários de Turismo das cidades envolvidas. Seu objetivo é intensificar a presença de turísticas na Ilha de São Luís e no Litoral Norte Maranhense.
Catálogo – O secretário de Cultura e Turismo de Cedral, Branco Melo, representou o município. Sua missão é apresentar aos 42 mil participantes da mostra o potencial local e atrair os operadores da atividade. Ele participou do pit stop das empresas do seguimento, destinado a despertar o interesse dos futuros empreendedores do ramo pelo município.
A convite do SEBRAE, o secretário participou do lançamento do catálogo “Vivências Turísticas”. O documento tem dois roteiros internos do município e deve ser incorporado ao Cedraltur.com, site institucional administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cedral. O espaço virtual é fonte de informação segura sobre as potencialidades locais para os visitantes. Os serviços e produtos mostrados no site são de inteira responsabilidade de seus fornecedores.
Polos e ABAV
O “Caminho dos Guarás” reúne o Polo São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Alcântara) e o Polo Floresta dos Guarás (Bequimão, Central do Maranhão, Guimarães, Mirinzal, Cedral, Porto Rico do Maranhão, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu).
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) é a entidade mais representativa do turismo brasileiro. Em mais de 65 anos de existência norteou e liderou ações que contribuem com o desenvolvimento do turismo nacional,
Com a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a ABAV passou a integrar o Conselho Nacional de Turismo. A entidade reúne os principais players do setor e promove a conexão com o principal canal de distribuição do turismo brasileiro: os agentes de viagens. Proporciona inúmeras possibilidades de negócios, fortalecimento de marcas e destinos, capacitações e é a vitrine para lançamentos e novidades. (com a colaboração da ABAV e Prefeitura de Cedral)