Turismo na Baixada Maranhense é objeto de pesquisa

O projeto de pesquisa “Análise dos Princípios e Diretrizes do Turismo de Base Comunitária elaborados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Amazônia Maranhense”, do ICMBIO em parceria com UFMA por meio de Edital tem como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/ICMBIO/CNPQ), o acadêmico do curso de Turismo, Alexandre Alves.

Sob orientação do Dr. Bruno Gueiros (ICMBio) e Profa. Dra. Mônica de Nazaré (UFMA) o trabalho de campo tem sido desenvolvido com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tendo o Turismólogo Rodrigo Martins a frente da pasta.

Nos dias 29/04, 30/04 e 01/05 foram visitadas as comunidades de Santana, Paricautia,Ilha de Imbotíua, Santa Rita, Quindiuá e Ponta dos Soares. A pesquisa tem como finalidade avaliar iniciativas de TBC nas comunidades quilombolas e tradicionais que estão inseridas nos limites e arredores da Reserva Extrativista de Itapetininga, Bequimão-MA.

Agradecemos aos comunitários-as que nos acolheram de modo bem especial e a equipe da Prefeitura de Bequimão que contribuiu muito para a execução do trabalho de pesquisa e a agência Vale dos Guarás que operou na visita técnica à Imbotiua, que, para além das entrevistas, observações de campo, realizamos uma roda de conversa sobre o Turismo Sustentável de Base Comunitária para os comunitários e visitantes, conduzida pela profa.

Mônica e pelo aluno Alexandre, que abordaram aspectos de educação ambiental, importância do respeito ao patrimônio natural e sobretudo sobre a questão do lixo. ❤️

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *