Governador Carlos Brandão preside abertura de Congresso Municipalista e firma acordos beneficiando unidades administrativas

Público estimado em mais de três mil inscritos e convidados compareceu à abertura do Primeiro Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM) nesta segunda-feira, 13 de março. O encontro é considerado o maior acontecimento político de caráter estadual em tempos recentes. A presidência da cerimônia coube ao governador Carlos Brandão que, em seu discurso, destacou os benefícios do Municipalismo para o desenvolvimento regional do Estado, firmou acordos com gestores municipais e anunciou a doação de área para a construção da sede própria da FAMEM.

“Hoje é um dia histórico para, eu diria, o Dia do Municipalismo. Histórico pelas parcerias firmadas com a Federação dos Municípios, representada pelos prefeitos, constituindo ações e serviços que vão levar mudanças às vidas das pessoas. Foram pactos significativos que promoverão uma grande revolução no municipalismo no nosso estado”, disse Carlos Brandão. O governador classificou as ações adotadas e anunciadas no encontro como marca da união do seu governo com os municípios. ”Um evento com simbolismo forte, realizando o sonho de unir a todos pelo bem do Maranhão”. Simbolismo representado pelo título com que foi agraciado de “218º prefeito do Maranhão”, acompanhado de broche.

Alinhamento – Para o presidente da FAMEM, Ivo Rezende, prefeito de São Mateus do Maranhão, é de grande valia a adesão das autoridades ao movimento, pauta que valoriza a autonomia dos municípios, fortalece as políticas públicas em aplicação nas unidades administrativas, oportuniza a criação de outras e eleva o ego dos cidadãos que residem nas cidades. Ele destacou em seu discurso a especial importância da reunião, pela presença das autoridades dos mais diversos setores, confirmadoras do novo momento de unidade e força que experimenta o municipalismo no Maranhão.

“Trabalharemos cada vez mais alinhados com o nosso governador, pelo nosso povo vocacionado, pois só há como pensar no desenvolvimento do Brasil e do nosso Estado, se antes pensarmos e olharmos com sensibilidade para os municípios”, advertiu o presidente da federação. O congresso trouxe a São Luís os ministros da Justiça, Flávio Dino, e das Comunicações, Juscelino Filho; e o secretário-executivo do Ministério das Cidades, deputado federal licenciado (pelo Maranhão) Hildo Rocha. Ele esclareceu sobre o novo Programa Minha Casa, Minha Vida, reformulado, e sobre as obras inacabadas desta ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *