Bacuri festeja São Sebastião e exalta o futebol

A população bacuriense, sob a liderança do prefeito Washington Oliveira, festejou São Sebastião, neste início de mês, culminando com o 20 de janeiro, data que lhe é consagrada no calendário católico, encerrando o ciclo religioso. Mas dois dias subsequentes (21 e 22) foram de festa popular, com atrações artísticas e patrocínio oficial, O novenário foi conduzido pelo padre Ribamar Rodrigues, com auxílio dos movimentos que atuam na paróquia.

O festejo dividiu o espaço com o Campeonato Bacuriense de Futebol, certame relativo a 2022 e agora encerrado com uma partida emocionante, reunindo as equipes do Laguna e do AJB, com o primeiro sagrando-se campeão nos pênaltis. O campeonato teve números inéditos e surpreendentes, com público e renda batendo recordes. O secretário de Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Rosinaldo Campelo, enalteceu o incentivo que o prefeito dá ao esporte, com investimentos que já resultaram no interesse estrangeiro por atletas locais. E comemorou o sucesso do maior certame da modalidade da Baixada ao Litoral.

Igreja Sinodal – O tema da festa religiosa, festejando São Sebastião, adotou como tema “São Sebastião, ajude-nos a ser igreja missionária e sinodal”, refletindo a proposta do Papa Francisco para a realização do sínodo 2023 (assembleia de bispos da Igreja Católica do mundo inteiro, liderada pelo Papa, para refletir conjuntamente sobre temas relevantes para o bem da igreja e da humanidade).

Ele destacou a ajuda da comunidade (alta frequência nas barracas de venda de lanches, lembranças e produção artesanal) no financiamento das despesas com os festejos. Revelou haver registrado um crescimento animador de fieis e romeiros na versão deste ano e disse esperar que no próximo este interesse se repita para maior brilhantismo da celebração.

Festa popular/futebol – Passado o ciclo religioso, mas ainda no clima da comemoração, a Prefeitura de Bacuri programou festa populares, com show de artistas locais, regionais e nacionais e o encerramento do Campeonato Bacuriense de Futebol. Depois de meses, as equipes do AJB, sob a liderança do vereador Júnior Rêgo; e do Laguna, patrocinado pela Família Caldas (Luís e Crispiano) chegaram à finalíssima. Jogados os 90 minutos, ao final dos quais registrou-se um empate, a decisão por pênaltis favoreceu o Laguna (25 anos esperando a oportunidade), contemplado com troféus, medalhas e prêmio em dinheiro; ele e os destaques do campeonato. O vice-campeão também foi premiado.

O prefeito Washington Oliveira comemorou a presença de mais de quatro mil assistentes no estádio e a renda superior a R$ 25 mil, incorporada aos mais de R$ 150 mil arrecadados ao longo do campeonato. Elogiou atletas e dirigentes, o trabalho do secretário municipal da área, a qualidade técnica dos jogadores e o prestígio do público. Revelou que do município já saíram atletas até para a Europa. E prometeu para este ano iluminação no estádio.

A festa popular preparada pela prefeitura reservou atrações como Vitor Fernandes, Surre al Crocodilo, Manu Bahtidão, DJ Paulinho G.D.U, com a colaboração da Rádio Freedom FM, no que batizaram como FEST 2023.

Dia 21: a festa foi com a gigante Surreal Crocodilo

Dia 22: a maior festa foi com Vitor Fernandes e Manu Batidão

Fotos de: maranhaoonline.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *