Regata do Outeiro volta com força total

Interrompida há dois anos, em razão da pandemia, a Regata do Outeiro, em Cedral, voltou ao calendário de eventos municipal, com público elevado e número de concorrentes expressivos nas competições náuticas. Os prêmios para os melhores colocados também foram aumentados, o que proporcionou maior interesse dos competidores. O prefeito Fernando Cuba comemorou o sucesso da festa e prometeu que a do ano que vem terá muitas atrações e brilho maior que qualquer das edições anteriores.

A iniciativa do professor municipal Demerval Martins Santos, iniciada em 1979, cresceu ao longo dos anos, atraindo público e concorrentes de locais cada vez mais distantes; mas valorizando os competidores regionais e ampliando a participação dos tipos de embarcações, indo além das canoas e dos catamarãs que antes procediam de São Luís. Os secretários municipais Jaisson Melo (Pesca) e Branco Melo (Cultura e Turismo) foram os principais organizadores do evento juntamente com os demais secretários. As promotoras Elizabete Brito (modelo, Miss Mirinzal e candidata a Miss Maranhão) e Laila (digital influencer) atuaram na divulgação e celebraram o êxito da promoção.

Premiação – Para os atuais organizadores, a ideia nasceu da paixão pelo mar e pela pesca do seu idealizador. Mas cresceu de tal modo que hoje é um dos grandes eventos do calendário municipal, reconhece o prefeito Fernando Cuba. Ele estima que a regata tem participação efetiva na economia municipal e contribui para a atração turística a Cedral e a Outeiro. “Tudo era apenas uma ‘brincadeira’, que cresceu ao longo destes 45 anos”, observam os organizadores.

Jaisson Melo e Branco Melo também se envolveram com essa paixão e atualmente dedicam grande parte de sua atenção e atuação às edições da regata. Este ano, por incentivo deles e reconhecimento do prefeito pela grandiosidade do evento, os valores dos prêmios foram aumentados, chegando próximo dos R$ 50 mil, para as diversas categorias de embarcações e competidores. Na preparação da área para o evento contribuíram todas as secretarias, da de Infraestrutura à de organização do comercial informal.

Vacinação – Ao celebrar o sucesso da festa, o prefeito Fernando Cuba atribuiu a conquista ao sucesso da vacinação contra a covid-19 (90% da população imunizada e total respeita às regras sanitárias adotadas para prevenir o contágio). Também justificou o investimento feito (o Tesouro Municipal bancou inteiramente o evento) com o retorno constatado dos recursos pelo volume de visitantes durante a temporada. Ele exaltou a contribuição que os concursos de beleza (garoto e garota regata, por exemplo) deram para o brilhantismo da festa.

Também para o prefeito contribuiu para o sucesso da regata a divulgação pelas redes sociais, feita por uma empresa local, a mesma responsável pelo sucesso da sua campanha para a prefeitura. “Conhecendo a realidade local, a firma soube vender a imagem da promoção e sensibilizar o público local e das vizinhanças. Daí, conseguimos atrair o povo e comemorar a regata”. Ele assegurou que no ano que vem muitas atrações estarão na agenda da festa, já consolidada como presença de relevo no calendário de promoções municipais.

RESULTADOS:

 CATEGORIA CANOA GRANDE

1° GARROTE
2° DEUS ME PROTEJA
3° COM DEUS VENCI

CATEGORIA MÉDIA

1° FASCINANTE
2° FÉ EM DEUS
3° O CHEFE
4° SABÃO
5° CORAÇÃO DE MÃE

CATEGORIA PEQUENA

1° DEUS É MAIOR
2° MENSAGEIRO DA PAZ
3° DEUS É QUEM SABE
4° O CICLONE
5° SALMO 91

CATEGORIA CATAMARÃ

1° POSSEIDON
2° ATUN
3° FENIX
4° PLANADOR
5° SONIC


GAROTO E GAROTA REGATA 2022

Garota 1° Lugar: Kayla Bianca Rabelo Santos

Garota 2° Lugar: Brenda Luíza Garcia Rabelo

Garota 3° lugar: Paola Kassandra Louseiro Monteiro

 

Garoto 1° Lugar: Thiago Silva Barbosa

Garoto 2° Lugar: Hudson Matheus Costa

Garoto 3° Lugar: Kleuberth Soares Viana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *