Muhne e Engenho Massangana celebram 16ª edição da Primavera dos Museus com atividades culturais, artísticas e educativas

Equipamentos culturais promoverão atividades em torno do tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, durante todo o mês de setembro

Pensar o papel das várias culturas brasileiras no processo contínuo de independência do Brasil; essa é a proposta da 16ª edição da Primavera dos Museus. Com atividades educativas, imersivas, culturais e para pessoas com deficiência, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e o Engenho Massangana participarão da programação, durante todo o mês de setembro. Tendo como tema de 2022: “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, a Primavera dos Museus é um evento anual, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que sempre acontece nesta época do ano em vários centros culturais de todo o País.

“A temática ligada ao bicentenário da independência do Brasil nos traz uma provocação sobre como estão as questões sociais e econômicas num país enorme e diversificado. Dentro desse contexto, vamos dar ênfase à saúde alimentar e teremos uma atenção voltada para as pessoas com deficiências. Além disso, também potencializaremos as visitas nas exposições que estão no Engenho, as quais retratam o legado, a cultura, a influência, a resistência e a imensidão da cultura afrodescendente aqui no Brasil”, afirmou a coordenadora de Ações Comunitárias e Educativas do Muhne, Edna Silva.

As atividades serão iniciadas no dia 1º de setembro com um encontro entre os educadores do Muhne e os alunos do curso “Museu e Prática Docente” da Secretaria de Educação do Paulista (Sepa). Estimulando a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino do Paulista, o curso estuda a importância da parceria entre museu e escola, incentivando práticas culturais e educativas. A programação, que visa um intercâmbio de conhecimentos e troca de saberes, acontecerá no Casarão dos Lundgren, em Paulista.

Já no dia 12, o Abrigo Espírita Lar de Jesus no Recife receberá o Projeto “Museu na Escola”. A atividade leva a experiência do Muhne para várias organizações, por meio de objetos que fazem parte do acervo, óculos de realidade virtual e oficinas educativas. Durante o mês, o Abrigo São Francisco de Assis em Palmares também será contemplado com a iniciativa.

No dia 13, será lançado o projeto “Circuitos Fundaj”. A programação levará um grupo de inscritos para duas visitas guiadas: uma no Engenho Massangana e a outra no Museu do Homem do Nordeste (Muhne). Iniciando-se às 8h30 do dia 24, a primeira edição da atividade transportará os 30 inscritos até o Engenho Massangana, onde os visitantes participarão de um sarau, além de visitarem as exposições do local. Em seguida, serão transportados para o Muhne, onde participarão de uma visita guiada para finalizar a programação.

As inscrições poderão ser feitas de 13 a 23 de setembro, por meio do Sympla, e são destinadas para todas as idades, a partir de 6 anos. Para concretizar a inscrição, o interessado deverá doar 1kg de alimento não perecível ou um item de higiene pessoal ou um produto de limpeza. Esse material arrecadado será doado para os abrigos e orfanatos que participam de atividades da instituição.

A 4ª edição do Projeto “Visita Acessível” acontecerá no dia 14 com mais um grupo de pessoas com deficiência da Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes. As atividades de acessibilidade comunicacional contemplam uma visita interativa ao Muhne e uma mostra de curtas acessíveis no Cinema da Fundação/Casa Forte. Os filmes a serem exibidos serão “Salu e o Cavalo Marinho”, “A Árvore do Dinheiro” e “Bia Desenha”.

No dia 20, o Engenho Massangana promoverá a “Vivência Percussiva” para o público espontâneo do dia. A atividade visa o contato dos participantes com instrumentos como a alfaia, o agogô, a caixa e o ganzá. Além de buscar promover também um diálogo acerca da origem dos instrumentos e suas produções. Os educadores Igor Amarante e Enerson Silva serão os facilitadores da programação.

Já no dia 24, com o tema “Outros 200, outras histórias”, o local receberá o Sarau Engenho Poético, que será realizado em parceria com a Academia Cabense de Letras. Aberto ao público, o evento contará com a participação da comunidade local, que deverá participar da atividade, utilizando algumas das diversas linguagens artísticas, como a dramatização, a música, a recitação e a apresentação de obras de arte. “Um dos pontos principais do sarau é gerar um debate sobre algumas questões sociais, a fim de criar provocações nos espectadores e participantes do evento, bem como demonstrar outras discussões que podem ser aprofundadas no Engenho, para além das comuns que já são discutidas cotidianamente”, afirmou o educador do Engenho Massangana Enerson Silva.

Programação:

•01/09/2022 – 14h às 17h

Encontro dos educadores do Muhne com os alunos do curso “Museu e Prática Docente” da Secretaria de Educação de Paulista (Sepa).

Local: Casarão dos Lundgren – Paulista – PE

•12/09/2022 – 13h às 17h

Projeto “Museu na Escola” – Visita do educativo do Muhne ao abrigo de idosos Lar de Jesus, para a realização de atividades educativas como o “Museu na Feira”, “Muhne 360º”, oficinas e outros.

Local: Abrigo Espírita Lar de Jesus – Recife – PE.

•14/09/2022 – 09h às 11h

Projeto “Visita Acessível” – As atividades de acessibilidade comunicacional contemplam uma visita interativa ao Muhne, jardim e uma mostra de curtas acessíveis no Cinema da Fundação.

Roteiro:
9h – Visita ao Museu do Homem do Nordeste

10h – Sessão Índigo – Mostra de Curtas Acessíveis (duração 30 minutos):
– Salu e o Cavalo Marinho
PE | 2014 | 13 min | Livre | Animação
Direção: Cecília da Fonte Alves

– A Árvore do Dinheiro
PE | 2002 | 7 min | Livre | Animação
Direção: Marcos Buccini e Diego Credidio

– Bia Desenha
PE | 2019 | 10 min | Livre | Animação
Direção: Kalor Pacheco e Neco Tabosa

•20/09/2022 – 10h às 12h

Vivência Percussiva – Atividade com escola convidada, visando a interação, conhecimento da história e reconhecimento de instrumentos de percussão.

Local: Engenho Massangana

•20/09/2022 – 09h às 16h

Visita mediada ao Muhne para turma do Centro Social Dom João Costa

•22/09/2022 – 09h às 16h

Visita mediada ao Muhne para turma do Centro Social Dom João Costa

•23/09/2022 – 09h às 16h

Visita mediada ao MUHNE para turma do Centro Social Dom João Costa

•24/09/2022 – 14h às 16h

Sarau Engenho Poético – Atividade em conjunto com a Academia Cabense de Letras.
Tema: Outros 200, outras histórias.

Local: Engenho Massangana

•24/09/2022 – 10h às 15h

Lançamento do projeto “Circuitos Fundaj” – visita ao Muhne e ao Engenho Massangana. Após a visita ao museu, levaremos os participantes ao Engenho Massangana com o transporte da instituição.

•26/09/2022 – 13h às 17h

Projeto “Museu na Escola” – Visita do educativo do Muhne ao abrigo de idosos São Francisco de Assis, para a realização de atividades educativas como “Museu na feira”, “MUHNE 360º”, oficinas e outros.

Local: Associação de Assistência Dom Henrique Soares da Costa – AADHSC – Abrigo São Francisco de Assis – Palmares – PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *