Morre padre William, prefeito de três cidades

William Guimarães da Silva (PL), 80 anos, prefeito de Alcântara, faleceu nesta quinta-feira, em São Luís, Ele foi transferido para São Luís no início do mês, depois de sofrer uma parada cardíaca. Na capital foi internado e teve o quadro clínico agravado nos últimos dias. O religioso licenciado foi um caso raro na política maranhense: antes de Alcântara foi prefeito em Santa Helena e Guimarães, sua terra natal. A morte foi anunciada pela Diocese de Pinheiro. O vice Nivaldo Araújo de Jesus assume para completar o mandato.

O pároco nasceu em Guimarães em 21 de fevereiro de 1942. Sua marcante trajetória política começou depois de alguns anos dedicados ao sacerdócio. De 1989 a 1992 governou Santa Helena. E de 2005 a 2012, sua terra natal, Guimarães. Em Alcântara foi eleito em 2020, com 7.874 votos. Nesta eleição teve na chapa opositora um ex-coroinha, o vereador eleito Robson Corvelo, 39 anos; quando criança, ele foi ajudante na igreja administrada pelo então pároco William.
Desafios – William Silva, em Alcântara, foi candidato na coligação Rumo a Novas Conquistas, que reuniu os partidos PL, PROS, Avante e PT. Ao assumir, em 1º de janeiro de 2021, o município enfrentava problemas como falta de matadouro público, de rodoviária e de aeroporto, hospital sem UTI e com pessoal restrito, alto índice de vítimas do Covid-19, abastecimento de água potável deficiente, transporte marítimo para São Luís sofrível, iluminação e limpeza públicas, segurança, infraestrutura e Previdência Municipal à espera de soluções. “Serão minhas prioridades “, elegeu no plano de metas.

A administração da Base Espacial e a relação com as populações quilombolas era outro grande problema a enfrentar. A previsão de orçamento geral para 2021 era de R$ 73.613.444,00, para governar pouco mais de 22 mil habitantes distribuídos em 204 povoados (60 comunidades quilombolas). Somente 6,5% dos domicílios registravam a existência de esgotamento sanitário e taxa de mortalidade infantil média era de 4.37 para mil nascimentos.
A direção do Blog O Municipalista lamenta a grande perda e apresenta as condolências à família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *