Carutapera festeja 87 anos e ganha mamógrafo

A incorporação de equipamento no Sistema Municipal de Saúde (mamógrafo), associada a atos cívicos, religiosos, esportivos e de entretenimento marcaram o 87º aniversário de soberania de Carutapera, município maranhense fundado a 3 de junho de 1935, localizado na Mesorregião Oeste do Estado, na Microrregião do Gurupi, e distante 241 quilômetros da capital São Luís. O prefeito Airton Marques fez as honras da festa, liderando o congraçamento popular com as autoridades, na primeira grande mobilização após a pandemia.

Prestigiaram as comemorações os deputados Aluísio Mendes (federal) e Ricardo Rios (estadual), o vereador por Luís Domingues Onésimo Calado (Névo Calado), recepcionados também pelos vice-prefeito Nilson Guerra e vereadores locais Jarbel Ferreira e Adriana de Almeida, à frente da representação parlamentar. Todos acompanharam a programação que recebeu, como tema, “O Melhor Lugar do Mundo é Aqui”, que se estendeu por nove dias, envolvendo várias ações.

Dever cumprido – Ao anunciar a programação, cinco dias antes da abertura oficial, o prefeito Airton Marques disse esperar que todos se divertissem, pois a festa fora preparada para ser um grande sucesso de retorno à normalidade. No encerramento, considerou cumprido o dever dos organizadores sob sua coordenação. Exaltou a agenda esportiva do festejo e celebrou a fase de entretenimento, que permitiu um grande encontro dos carutaperenses com a alegria e o congraçamento.

Como médico, celebrou a incorporação do mamógrafo e de Raio-X entre os equipamentos de ponta do Sistema Municipal de Saúde (leia-se Hospital Regional de Carutapera). Disse ser este o primeiro dos grandes feitos da gestão, que até aqui cuidou da reestruturação administrativa. “Há muito o que fazer e o faremos”, anunciou, em meio à entrega de novo fardamento, viatura e novas instalações da Guarda Municipal. Sem esquecer dos benefícios que a parceria com o Governo do Estado (Flávio Dino-Carlos Brandão) concedeu ao município.

Parceria – O deputado federal Aluísio Mendes, parceiro da gestão municipal, festejou a data na condição de agente do progresso da saúde pública do município. Foi dele a iniciativa de conseguir os aparelhos doados ao Hospital Regional. Mais eletrocardiograma, teste ergométrico, atendimentos de ginecologia, neuropsiquiatria e acompanhamento nutricional no Centro de Referência da Mulher. Ele se disse gratificado em poder contribuir para a excelência do Sistema Municipal de Saúde de Carutapera. “Estarei sempre ao dispor”, confirmou o parlamentar.

O vice-prefeito Nilson Guerra também comemorou a parceria, atribuindo à confiança do povo carutaperense a disposição do prefeito Airton Marques e a sua própria na atuação no governo. “Tudo o que fazemos está focado no bem–estar da população, principalmente aquela que tem mais dificuldade para ter acesso aos benefícios sociais e sanitários”, Guerra citou o estímulo ao esporte e o aprimoramento da infraestrutura viária (10 quilômetros de asfalto) como ações de grandes resultados, até aqui, do Governo Airton Marques.

Eventos – Coube ao secretário de Cultura e Esportes, Robenísio Soares, declinar a programação cumprida. Missa na recentemente nomeada Basílica de São Sebastião; culto em ação de graças no Templo Central da Assembleia de Deus; entrega de kit bebe a gestantes acompanhadas pelo CRAS; sorteio de prêmios em razão do Dia das Mães; atos cívicos e corte de bolo.

A grade esportiva apresentou jogo de futebol entre amigos do prefeito Airton e amigos do prefeito Isaías Neto (Viseu-PA), no Campo de Santo Antônio; motocross na Trilha do Passa Mal, próxima ao campo de aviação; entrega de premiações da XI Gincana Municipal Caru Esporte e Movimento Caru Esporte.

O entretenimento da população foi premiado com show musical com Rogerinho, Ávine Vinny, Thales Play, DJ Deyvison, Juan com Super Pop Live, Forró Sacode, Zé Carlos, Mateus Fernandes, Lendário Rubi, Tony Guerra, Fruto Sensual, AR-15 e Rubi Boy. Tudo sob o lema “Juntos Construindo o Futuro”, atribuiu o secretário aos prefeito Airton e vice Nilson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.