Carlos Brandão: Vem aí o maior São João do Brasil!

Depois de dois anos, finalmente podemos voltar a nos encantar com nossas mais autênticas manifestações culturais. A partir do próximo fim de semana, com um cortejo pelo Centro Histórico de São Luís, vem aí o maior São João do Brasil! Sim, faremos uma festa verdadeiramente grandiosa, como nossa gente merece. Durante cerca de 60 dias, mais de 500 atrações desfilarão por arraiais do Maranhão inteiro, celebrando a vida e a nossa cultura.

Investiremos, aproximadamente, R$ 25 mi em estrutura, em segurança e em apoio aos grupos folclóricos e artistas credenciados. E estamos certos de que os maranhenses terão um retorno de, pelo menos, quatro vezes mais. Aliás, a movimentação da economia já se iniciou; afinal, determinamos que fosse pago, antecipadamente, 30% do cachê a que cada atração terá direito. Nas praças e arraiais, veremos centenas de microempreendedores trabalhando, inclusive alguns dos agraciados com os mais de 1.000 equipamentos do programa Mais Renda, já distribuídos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

As prévias, no Maranhão de Reencontros, já nos dão uma ligeira medida do que esperarmos. Para prestigiar as apresentações em São Luís, na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa, desde 1º de maio, todos os domingos, mais de três mil pessoas, literalmente, se reencontram. Eu e Larissa fizemos questão de participar no último fim de semana. Saímos de lá revigorados e com uma certeza enorme de termos acertado na decisão de voltarmos com a festa.

Várias secretarias e órgãos estaduais estão envolvidos na organização. Será uma mobilização gigantesca para oferecer, aos mais de 450 mil visitantes esperados, conforto e segurança nos mais de 70 arraiais espalhados por todo o estado. Nosso setor hoteleiro se prepara para uma forte ocupação e as agências de turismo da capital já esquematizam roteiros que passarão pelos arraiais do Ipem, da praça Nauro Machado, do Ceprama, da Lagoa, da área Itaqui-Bacanga, do Convento das Mercês, da Vila Palmeira e de tantos outros.

Realizar essa festa, para mim, é também uma forma de comemorar o imenso esforço que o Governo fez no combate à pandemia. Somos considerados o estado que melhor enfrentou a crise sanitária. Os heróis que perdemos, certamente serão lembrados e reverenciados. Agora, com autoestima elevada, partimos em busca de alcançarmos novos objetivos. Nosso Governo está ciente de seu desafio, mas também extremamente confiante de que investir na retomada de nossas festas juninas é apenas um dos passos que daremos pelo fortalecimento de nossa economia, com foco na geração de emprego e de renda para todos.

Que tenhamos uma grande festa, celebrada com segurança, alegria e a certeza de que ainda há muito mais vitórias pela frente. Bom São João a todos!

*Governador do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *