Timbiras faz 102 anos e homenageia prefeito e primeira-dama

Após dois anos de isolamento, o povo de Timbiras pode comemorar o aniversário do município a céu aberto e com grande júbilo. Os 102 anos de emancipação reuniram autoridades e populares celebrando os avanços sociais alcançados nos cinco anos e três meses da gestão do prefeito Antônio Borba Lima (assinalados com placa em homenagem). Ao seu lado, a primeira-dama Aurelice, cearense e, agora, cidadã timbirense, cujo trabalho na Secretaria de Assistência Social recebe elogios de todas as origens.

Foi um 5 de abril diferentes dos últimos dois anos, na avaliação do vereador e presidente da Câmara Alex Rocha. Ele comandou a principal cerimônia da programação: sessão solene, na qual foram entregues títulos de cidadania a personalidades e foi homenageado o prefeito com a placa de “prefeito trabalhador”. O título reflete o reconhecimento popular pelo alcance social das ações do gestor em benefício, principalmente, das populações menos favorecidas.

Presenças – Autoridades e populares recepcionaram o deputado federal Marreca Filho (vide box), o estadual Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa, com a esposa e vice-prefeita de Pinheiro Ana Paula Nova Alves. Todos foram saudados pelos presidente da Câmara e o vice-prefeito de Timbiras, Reginaldo Sousa (Neguinho das Flores), em nome da população timbirense, agradecida pela contribuição dos deputados ao desenvolvimento do município.

Ao longo dos pronunciamentos, foi elogiada atuação do ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Flávio Dino, e seu processo de parceria, que proporcionou ganhos expressivos em todos os setores administrativos e sociais. O prefeito Borba carimbou a possível chapa pela qual Timbiras deve manifestar seu reconhecimento nas eleições de outubro: Dino para o Senado, Carlos Brandão para o Governo do Estado, Marreca Filho para a Câmara dos Deputados e Othelino Neto para a Assembleia Legislativa.

Manifestações – Othelino Neto comemorou o fim do isolamento, imposto pela pandemia nos últimos dois anos, considerando findo o “mandato” da covid-19, permitindo ao povo confraternizar com as autoridades na celebração da data que marca a conquista da soberania de Timbiras. Enumerou os benefícios que, por seu intermédio, têm chegado ao município, pela oferta das emendas parlamentares. E as marcas deixadas pelo Governo Dino: pavimentação, ponte, restaurante popular e obras de infraestrutura com a parceria.

A primeira-dama, ao agradecer o título de “Cidadã Timbirense”, outorgado pela Câmara Municipal, considerou a consolidação de uma situação de conterrânea da qual se considerava detentora desde 1993, quando chegou para residir em Timbiras. Ela é cearense de nascimento. Também considerou a honraria como reconhecimento ao trabalho que realiza junto às famílias vulneráveis, com as políticas sociais que desenvolve à frente da Secretaria de Assistência Social. “Foram muitos os obstáculos, mas estamos vencendo todos”, observou.

Retrovisão – O prefeito Borba reviu a caminhada desde a saída, criança, de Timbiras, para estudar em São Luís, até formar-se em Medicina e voltar à terra natal para dar o melhor de si pelo povo. Destacou que ao longo destes cinco anos e quatro meses de mandato tem realizado grandes propósitos para dotar o município de instrumentos que promovam o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos menos favorecidos. Exaltou o apoio que recebeu do governo Dino e a confiança no agora governador Carlos Brandão, municipalista, que, acredita, ganhará em outubro.
Sobre a placa concedendo o título de “prefeito trabalhador”, atribuiu à generosidade de sua base parlamentar na Câmara (nove vereadores em 11, revelando que atende aos dois com a mesma fidalguia), mas admitiu que fez por merecer. “Considero ser um ato de justiça, que muito me honrou; justiça à atuação do amigo prefeito e médico em favor da terra e do povo”. Também confessou-se feliz com a titulação dada à esposa, com quem está casado há 37 anos. “Agradeço a manifestação da Câmara”, confessou.

Marreca Filho: R$ 30 milhões e mais virá

O deputado federal Marreca Filho prestigiou a festa dos 102 anos de emancipação de Timbiras com anúncio. Mas o presente que trouxe deixou a critério do anúncio pelo prefeito Antônio Borba; esse ficou de revelar mais tarde aos jornalistas que cobriram a celebração da data. O parlamentar, no entanto, informou que, ao longo da parceria com a festão de Borba, já encaminhou a Timbiras mais de R$ 30 milhões em emendas parlamentares. “E mais virá”. E confessou sua satisfação em constatar que a aplicação das verbas dá-se “de forma a orgulhar qualquer parceiro”.

Manifestou sua alegria em poder compartilhar a comemoração com pessoas que, também, lutam pelo progresso de Timbiras, como o deputado estadual Othelino Neto e mais os que atuam, sendo da terra, pelo bem do povo (como a primeira-dama Aurenice e o vice-prefeito Neguinho das Flores). Reconheceu que o ambiente físico e o espírito da população melhoraram no atual governo municipal. E reafirmou a disposição de prosseguir contribuindo para este clima de esperança e prosperidade, por intermédio do seu mandato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *