Cedral volta à Rota do Turismo estimulada pelo SEBRAE. (Veja vídeo)

Ao participarem da Feira do Empreendedor, realizada em São Luís, de 31 de março a 3 de abril, por iniciativa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o prefeito Fernando Cuba e o secretário de Turismo, Branco Melo, de Cedral, anunciaram o retorno do município à Rota do Turismo, estimulada pelo SEBRAE. na região conhecida como Floresta dos Guarás. Criado em 2019, o projeto incentiva o poder público e a iniciativa privada a se envolverem na atividade. Entre outas coisas, para proporcionar ganhos financeiros e sociais a partir da exploração das potencialidades naturais das cidades ali localizadas.

As duas autoridades cedralenses trouxeram para a mostra os primeiros resultados obtidos com a ajuda do SEBRAE, pela atuação da Sala do Empreendedor, que o serviço implementa nos municípios brasileiros para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas e explorar potencialidades naturais. O serviço atende desde o empreendedor que quer começar um negócio até pequenas empresas já consolidadas que buscam aumentar seu papel no mercado. Todos recebem ampla orientação.

Atrativos – Cuba e Melo lamentam que Cedral tenha experimentado um afastamento do projeto, quando o prefeito encerrou um mandato, no início das negociações para incluir Cedral no projeto. “Agora estamos aqui, voltando ao projeto e tentando aproveitar as vantagens que ele nos proporcionará, com a exploração do nosso potencial turístico e a transformação da atividade em fator econômico-financeiro”, festejou o prefeito. O projeto permite inclusão social e preservação do meio ambiente, “tendo na cadeia do turismo os meios necessários para geração de emprego e renda, acenando com êxito para quem reside e mantém negócios na região”.

A presença de Cedral na iniciativa data das preliminares do projeto, em meados da década passada, representadas pelo Desenvolvimento Econômico Territorial do Litoral Ocidental Maranhense (DET), com ações voltadas para o fortalecimento da governança e o aproveitamento do potencial turístico regional. O prefeito exaltou o trabalho do secretário Melo na volta de Cedral à Rota do Turismo, consolidado em apenas 11 meses deste mandato. Entre os atrativos de Cedral para a Rota do Turismo, próprios do ecoturismo local, estão as Praia de Saiçoíta, Outeiro, Pericáua e Restinga. Produção artesanal, rica piscicultura e oportunidades em hotelaria e empreendimentos agrícolas completam o cenário de investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *