Farinha Biriba recebe o selo de Patrimônio Imaterial do município de Pinheiro*

Na última quinta-feira o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura reconheceu o valor da Farinha Biriba de Pinheiro como símbolo da culinária e da produção do município. Esse título foi dado pelo prefeito de Luciano Genésio através de projeto de lei, sancionada em março de 2022. A lei nº 2.868 reconhece o valor do produto e de sua tradição.

Como forma de incentivo a essa cultura da culinária e da produção dessa iguaria maranhense, o Governo do Estado, representado pelo Secretário Estadual de Agricultura Luis Henrique entregou equipamentos para a casa de farinha do povoado Vila São Marcos, para melhorar e aumentar a produção, o que irá incentivar o avanço do empreendedorismo local.

“Objetivo é aumentar a produção e massificar o produto nos comércios locais e nas grandes redes de atacadista/ varejista do Maranhão /Brasil; aquecendo a economia e melhorando a qualidade de vida dos Produtores. Esse é um reconhecimento mais do que justo, visto que o produto fabricado em Pinheiro é de uma excelente qualidade, uma receita que é tradição entre as comunidades, desde o plantio da mandioca até os rituais de fabricação da farinha.”, pontuou o Secretário Municipal de Agricultura de Pinheiro, João Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *