Carlos Brandão: Trabalho e inspiração

Com a permissão das amigas e amigos leitores, quero aproveitar o artigo dessa semana para destacar uma área do Governo que pode e deve servir de inspiração. Por tudo que foi realizado, pela transformação pela qual passou e que também promoveu: a Saúde.

Quando Flávio e eu assumimos o Governo, lá em 2015, sabíamos do tamanho da missão e, principalmente, da responsabilidade que seria fazer um governo com foco nas pessoas. Elas esperavam por isso, acreditavam nisso. Havia um sentimento de mudança tão forte que até hoje se mantém aceso. E ele seguirá, mesmo depois de sete anos, vendo tantas e tantas ações que realmente chegam à cidadã e ao cidadão. Ações que resgatam dignidade, que trazem novas perspectivas, novas oportunidades.

A resposta do maranhense nos mostra que tudo que foi feito até aqui deve ser continuado e (por que não?) ampliado. E a Saúde é um dos melhores exemplos que temos. O trabalho construído pela equipe comandada pelo competente amigo Carlos Lula não pode sofrer com qualquer tipo de incerteza. É daqui para frente! Uma Saúde para todos. E, por tudo que fizeram, só nos cabe agradecer.

Como não agradecer pelo empenho de todos na linda experiência da Casa de Apoio Ninar? Uma ideia pioneira que encantou o Brasil e que se tornou um local de acolhimento, reabilitação e esperança para famílias inteiras. Talvez, a maior expressão da missão de nosso Governo, que sempre é a de cuidar das pessoas. Como não exaltar a iniciativa da Clínica Sorrir, que vem transformando a vida de milhares de maranhenses, com cerca de 500 mil procedimentos realizados desde 2018? Como não agradecer aos profissionais que fazem parte da Força Estadual de Saúde do Maranhão – Fesma – que percorrem o estado garantindo acesso à saúde? A mesma Fesma que já atende a comunidades quilombolas. O que dizer, amigas e amigos, da ampliação da rede de assistência aos pacientes renais crônicos? No início do Governo, existiam apenas 25 máquinas de hemodiálise no estado. Agora, já são cerca de 300, o que aumentou nossa capacidade de atendimento de 100 para aproximadamente 2 mil pacientes. Como deixar de citar que o número de tomógrafos cresceu 300% durante a gestão Flávio Dino?

Hoje, temos uma grande rede de saúde implantada, com hospitais, policlínicas e outras unidades na capital e em diversas cidades do estado. Tudo feito com muita organização, planejamento, profissionalismo e, acima de tudo, sensibilidade.

Outro grande exemplo da excelência do que alcançamos na Saúde é o esforço que foi empreendido na luta contra a pandemia. Nossas forças foram mobilizadas e garantimos uma grande assistência aos infectados pela covid-19. Infelizmente, perdemos mais de 10.800 vidas. Mesmo assim, o Maranhão ainda foi o estado com a menor taxa de mortes por milhão de habitantes do país. Resultado da eficiência de nossos serviços e da dedicação dos profissionais de saúde, que foram gigantes e merecem todo o nosso reconhecimento pela entrega; por terem abraçado a causa de salvar vidas, estando, todas e todos, no olho do furacão. De nossa parte – e tenho certeza de que dos maranhenses – nosso muito obrigado. Nossa gratidão eterna por tanta demonstração de profissionalismo e solidariedade.

A inspiração que a Saúde nos dá também vem de outras áreas do Governo. Todas interligadas pelo único propósito de servir aos maranhenses.

Continuaremos no caminho certo, com a confiança e a certeza de que prosseguir o trabalho iniciado pelo governador Flávio Dino é uma forma de garantir as conquistas e de continuarmos a mudança que ele iniciou, por um Maranhão de todos nós.

*Vice-governador do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *