Covid–19: Lotação em UTI’s se aproxima de 70% em São Luís e volta a preocupar

Novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizado na noite de terça-feira (18), mostra um dado bastante alarmante. Os leitos de UTI’s e clínicos, exclusivos para o atendimento de pessoas com a Covid 19, estão se aproximando da lotação na Grande Ilha. A ocupação de ambos chega perto de 70%.

Um alerta para que as autoridades comecem a preparar ampliação de leitos. Nesta nova onda, a doença voltou com maior potencial de contágio, dado seu rápido avanço, mas com um atenuante: os sintomas, teoricamente, são menos graves e, em muitos casos, a pessoa pode se recuperar em casa.

Segundo o boletim, a ocupação dos leitos de UTI está 67,74% e dos clínicos, 62,73, na rede de saúde da Grande Ilha. A capital é a que possui maior número de internações – 48.214. Considerando outras regiões, Imperatriz é a segunda cidade com mais pessoas internadas por Covid-19, somando 21.561; seguida de Balsas (14.671), e de Caxias (13.688). As demais cidades maranhenses pontuam com números abaixo das cinco mil internações.

Somam 375.086 casos de Covid-19 já confirmados no Maranhão até o momento. Destes, 523 são novos, registrados nesta terça.

O índice de ocupação dos leitos hospitalares mostra que o momento ainda é de cautela e de se manter as normas sanitárias com o uso da máscara, lavagem regular das mãos, utilização do álcool em gel e manutenção do distanciamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *