Atividades múltiplas marcam 60º aniversário de Lima Campos

Inaugurações, reativações, ação social, instalação de programas de formação e competição esportiva marcaram as comemorações dos 60 anos de soberania de Lima Campos, celebrados durante três dias (entre13 e 15 de janeiro). Os prefeitos da maioria dos municípios do Médio Mearim prestigiaram a festa, que homenageou, por iniciativa da Câmara dos Vereadores, personalidades com serviços prestados à comunidade limacampense, com títulos de cidadania e certificação de Honra ao Mérito.

A prefeita Dirce do Jailson (referência ao ex-prefeito e atual secretário de Governo e Articulação Política Jailson Alves) comandou a programação, com a participação do vice Vicente Neto, do presidente da Câmara, vereador Francisco Cardoso, e do secretário de Governo. Na agenda, distribuição de cinco mil cestas básicas e serviços de cidadania abriram o ciclo de eventos, na quinta-feira 13, no que a organização batizou de Mutirão do Progresso.

Titulações – À missa em ação de graças, na sexta-feira 14, seguiu-se a inauguração do Espaço Comunitário do Povoado Bode, a que foi dado o nome de Maria José Pires Nunes e onde funcionarão serviços de assistência social e de saúde pública, de acordo com a secretária de Saúde, Lidiane Curvina. E a sessão solene na Câmara Municipal, para outorga de títulos de cidadania e de comendas de Honra ao Mérito a personalidades que têm serviços prestados à comunidade.

Foram homenageados cerca de 40 figuras de relevo regional. Em destaque, o ex-prefeito Trizidela do Vale, Fred Maia (que acompanhou toda a programação do aniversário com a esposa Vanessa, prefeita de Pedreiras e pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa); e Jailson Fausto Alves, liderança influenciadora regional e com importante contribuição à história política e administrativa da área. Jailson recebeu o título de cidadão e a comenda de Honra ao Mérito, sob aplauso de populares e autoridades.

Associados – Os secretários Flávio Carvalho (Juventude) e Kyara Alves (Educação) inauguraram, no dia 15, o espaço que dividirão no prédio onde funciona o Farol da Educação, um espaço dedicado à Secretaria da Juventude. Na ocasião foi lançado o “Progresso Jovem”, assim referido o Centro de Capacitação destinado ao preparo da mão de obra jovem para o mercado de trabalho. O prédio do farol recebeu o nome de Amaro Pedrosa, escritor e ex-prefeito, representado por familiares durante a homenagem. Maquetes da instalação foram entregues a algumas autoridades, para perpetuar a ocasião.

Também o lazer da comunidade foi premiado com a revitalização do açude municipal, a Orla, desejo da população concretizado em 1944. O complexo aquático, abandonado por alguns anos, foi agora readequado, voltando a ser ponto turístico frequentado por locais e visitantes e pronto para sediar eventos compatíveis com a sua finalidade. Ele é também conhecido como “Ilha Tour”. Promover o lazer é também meta político-social da administração que tem o povo como objetivo maior, na afirmação da prefeita Dirce.

Esportes – A programação de aniversário incluiu o encerramento do Campeonato Limacampense de Futebol, versão 2021, reunindo os finalistas São José e Feitoense, com o primeiro conquistando o título de campeão (ganhou de 5 x 1) e o segundo ficando com o vice campeonato. O sucesso da competição ocorreu graças ao trabalho do secretário de Esportes, Orlando Rocha, assinalou Jailson, referindo-se à finalíssima.

O público que compareceu ao Estádio “Arnaud Guedes de Paiva” (Cajueirão) vibrou com cada lance da partida e acompanhou atentamente as jogadas que redundaram na goleada aplicada pelo campeão ao seu adversário. Para Jailson, o São José mereceu o título pela campanha brilhante que fez. Para Orlando Rocha a competição demonstrou o espírito de alto nível com que foi disputada e premiou a participação dos atletas, mostrando a importância do esporte para o lazer da comunidade.

Declarações – Os prefeitos do Médio Mearim reconheceram, unanimemente, que “o progresso continua” em Lima Campos, na administração de Dirce Rodrigues, candidatura plenamente apoiada pelo ex-prefeito Jailson Fausto. Agora secretário municipal, ele contabiliza uma liderança incontestável na região, segundo o reconhecimento de todos os que com ele foram gestores municipais entre 2013 e 2020. “É uma liderança compromissada e comprometida com o bem-estar do povo humilde”, admite Doutor Júnior, prefeito de Peritoró.

Fred Maia, ex de Trizidela do Vale, e a esposa Vanessa (prefeita de Pedreiras) se aliam à corrente dos que reconhecem em Jailson o criador de uma nova mentalidade em relacionamento institucional, promotor de saudável intercâmbio entre os gestores, no que a carência de um pode ser preenchida pela contribuição do vizinho. “Eu e ele trocamos ideias e aplicamos conceitos que deram certo e se reverteram em pontos de apoio a políticas públicas de qualidade”, observa Maia.

Perfil – Para o secretariado da prefeita Dirce o companheiro de equipe acumulou grande experiência e, dotado de incomensurável poder de observação, adota procedimentos que resultam em atitudes exemplares, de fácil aplicação, pois respeita as ideias que lhes são apresentadas, apenas adaptando-as ao modelo administrativo em questão, com visão futurista. Assim pensam os secretários Flavio Carvalho e Kyara Alves, que não dispensam seu aconselhamento.

Para Juscelino Filho (deputado federal e parceiro da administração Dirce do Jailson), as obras inauguradas neste aniversário representam o atendimento de antigos e novos anseios da população, fazem jus ao lema “o progresso continua” e premiam o conhecimento (reabertura do Farol da Educação). Diz que a atuação da prefeita reforça seu papel de parceiro da gestão municipal e o orgulha em representar os interesses do povo limacampense no Congresso Nacional e perante as autoridades federais em Brasília.

Palavra da Dirce – A prefeita confessa que chegou à política de maneira inesperada, influenciada pelas novas lideranças, que agora a têm como exemplo. Considera todos como integrantes da família e entende o motivo de ser referência; admitindo, porém, ser resultado da experiência administrativa que lhe é transmitida pelo padrinho político Jailson Fausto. Mas, na sua simplicidade, considera-se uma “prestadora de serviços, atenta aos cuidados para com as pessoas, seguindo a mesma filosofia de trabalho do seu antecessor.

Seguindo a filosofia do coletivo, exalta a contribuição da parceria do deputado federal Juscelino Filho (principalmente com a destinação de emendas para a saúde municipal, impedindo o fechamento do hospital). Lembrou a importância do apoio dos vereadores, a parceria dos colegas prefeitos vizinhos e, em meio às declarações, fez um anúncio: por obra de emenda do senador Weverton Rocha, logo será iniciada a abertura da vicinal trafegável em direção a Santo Antônio dos Sardinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *