CURURUPU PERMANECE NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO.

TURISMO

Na tarde do dia 03 de novembro de 2021, o Secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo, Ademilton Ramos, juntamente com o Coordenador de Turismo Marcelo Oliveira e Assessora Técnica e Turismologa Alzenira Pestana, estiveram entregando as documentações do Remapeamento do Mapa do Turismo Brasileiro na Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/MA), para garantir a permanência do município no Mapa do Turismo Brasileiro. O município de Cururupu faz parte do Polo Turístico Floresta dos Guarás.
O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. Ele é atualizado bienalmente, e sua última versão, de 2019, conta com 2.694 municípios, divididos em 333 regiões turísticas. Os municípios que o compõem cumpriram com as diretrizes do Ministério do Turismo sobre a supervisão da Senhora Maria da Gloria C. Pinto Superintendência de Regionalização Estadual em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios exigido pelo Ministério do Turismo.

CIENCIA E TECNOLOGIA

Na tarde dia 04 de novembro de 2021, o Secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo, Ademilton Ramos, juntamente com o Coordenador de Turismo Marcelo Oliveira e Assessora Técnica e Turismologa Alzenira Pestana, estiveram no gabinete do Secretário Adjunto o Senhor Nivaldo Muniz e a Assessora Técnica Gabriela Rodrigues da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Na oportunidade os mesmos discutiram propostas para o município de Cururupu. Entre as pautas discutidas durante a reunião, estavam: o Projeto Inova Social voltada para o território Quilombolas, Maratona Maker educação básica voltada para a Robótica e a reativação do Maranete para o início de 2022 do Município de Cururupu.

SEMA

Na manhã do dia 05 de novembro de 2021, o Secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo, Ademilton Ramos, juntamente com o Coordenador de Turismo Marcelo Oliveira e Assessora Técnica e Turismologa Alzenira Pestana, estiveram no gabinete do Secretário Adjunto de Licenciamento o Senhor Hewerton Carlos Rodrigues Pereira e a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável a Senhora Karla Lucyana Soares da SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS-SEMA. Na oportunidade discutiram a possibilidade de Habilitar o Município para Licenciamento Ambiental. O Termo estabelece as condições técnico-institucionais e administrativas, visando à execução pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de maneira harmônica e integrada à competência dos demais Órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA, das ações de cadastro, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades passíveis de Licenciamento Ambiental e causadoras de impacto ambiental local no município, a fim de evitar o conflito de competência com o Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *