Humberto de Campos celebra aniversário de 162 anos

O prefeito de Humberto de Campos, Luís Fernando, presidiu, durante dois dias – 24 e 25 de outubro –, as festividades de 162 anos de emancipação político-administrativa do município. Entre seus convidados estava o prefeito do vizinho Primeira Cruz, Nilson do Cassó, que lhe foi retribuir a visita recebida por ocasião das festividades do seu município, semana passada.

A programação começou no domingo 24, com missa em ação de graças na igreja consagrada a Jesus de Nazaré, no Bairro Bacabeira. Na ocasião, a reportagem do blog ouviu do prefeito que o ato religioso buscava proteção divina para o êxito da administração. Depois, na Praça do Caú, a prefeitura promoveu show musical, com a participação de Diego Souza (Pisadinha de Luxo) e Fabrícia.

Na segunda-feira foi a vez dos evangélicos prestarem sua homenagem ao aniversariante, com o Festival de Música Gospel. Na mesma Praça do Caú reuniram-se artistas locais para participar de concurso que ofereceu prêmios em dinheiro aos três primeiros lugares e teve como atrações o Pastor Júnior, o cantor Lucas Viana e a Banda Renovação.

Recuperação – Luís Fernando, nas várias entrevistas concedidas, narrou o desafio de recuperar a imagem do cenário urbano municipal, seriamente danificado pelas administrações que o antecederam. “Mas graças ao nosso empenho e a contribuição de importantes parceiros, vimos logrando êxito”, comemorou. Disse que os primeiros dez meses foram de luta desafiadora.

Os primeiros sinais de recuperação podem ser observados na recuperação do cais, com a ajuda do Governo do Estado (leia-se Flávio Dino), a cuja parceria o prefeito é grato. Gratidão que ele estende ao deputado federal Juscelino Filho, doador de emenda parlamentar que financia um dos grandes projetos urbanísticos e de estimulo ao turismo: a urbanização da orla. Investimento de R$ 1.5 milhão.

Orla – O aniversário da emancipação pode ser mais participativo, “graças as providencias adotadas pelas autoridades sanitárias, sem descuidar dos cuidados recomendados”, observou o prefeito. E com a perspectiva de a festa ir além da data, com a próxima visita do governador para inaugurar o mercado municipal e anunciar novas obras.
A urbanização da orla, projeto de estímulo ao turismo, se estenderá por um quilômetro e 200 metros de extensão. Se constituirá de urbanização, calçamento e contenção da erosão que ataca a área. O projeto aguarda aprovação de setores técnicos da Caixa para ser licitado e ter os serviços iniciados. Luís Fernando espera que até o início de 2022 possa fazê-lo.

Os recursos são fruto de emenda parlamentar do deputado federal Juscelino Filho. Entrevistado na ocasião, o parlamentar parabenizou o povo pelo aniversário, o prefeito pela disposição e vontade política. Disse estar feliz em participar da celebração gratificado por “poder ajudar nesse progresso”. Classificou o prefeito como “grande nome do nosso partido”: DEM.

Água – Abastecimento de água em Humberto de Campos ainda é problema. Mas com o empenho do prefeito deixará de sê-lo. Em visita a áreas determinou a cavação de poços e constatou a existência de fontes sem o sabor repugnante comum em vários veios. Mas prossegue buscando solução para o problema, que considera de saúde pública.

Na parceria que mantém com os vizinhos, como exemplo Primeira Cruz, busca na experiência deles encontrar instrumentos que atendam sua meta de melhorar a assistência à saúde dos menos favorecidos, elevar o índice do IDEB e IDH e aprimorar a infraestrutura de atendimento ao turismo. Área na qual atua o secretário Rodrigo Brito, responsável pela festa mais que sesquicentenária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *