Itapecuru: rodoviária sonhada vira realidade

Esperada há mais de 10 anos, a sonhada estação rodoviária de Itapecuru, em Entroncamento, tornou-se realidade. Nessa sexta-feira 20 de agosto, a obra foi entregue em cerimônia que reuniu autoridades e populares. O prefeito Benedito Coroba recepcionou os convidados e, em longo discurso, narrou a saga que foi concluir o terminal.

Prestigiou o evento o vice-governador Carlos Brandão, o deputado federal Gastão Vieira (autor da emenda que financiou parcialmente o empreendimento), a deputada estadual Ana do Gás, os secretários estaduais Marcio Jerry (Cidades) e Clayton Noleto (Infraestrutura), o presidente da AGERP, Júlio Mendonça. Recebidos pelo vice-prefeito Mauricio Nascimento, presidente da Câmara, Cleomar Rodrigues e ex-prefeito Milton Aragão.

Histórico – O pronunciamento do prefeito narrou o histórico que cercou a construção, que teve participação do Tesouro Municipal (250 mil reais). A localização em Entroncamento deve-se à importância socioeconômica, que já esteve em vias de emancipar-se, nos anos 198, luta encampada pelos então deputados Nagib Haickel e Raimundo Leal, ambos de saudosa memória. Mas a população preferiu a vinculação a Itapecuru-Mirim.

O prefeito Benedito Coroba introduziu no discurso sua trajetória pessoal e política: desde o nascimento no município até o governo municipal, passando pela advocacia, mandato de deputado estadual e promotoria estadual. Confessou que, em todas estas etapas, teve o olhar voltado para progresso municipal e o bem-estar da população. Encerrou a fala agradecendo a quantos contribuíram para investimento em Entroncamento. E agradeceu a nova investida do governo estadual no município, com a pavimentação de vias em Entroncamento.

Manifestações – O deputado Gastão Vieira contou que a emenda parlamentar que destinou para a obra datava de 2010. Posteriormente, como ministro do Turismo, deu andamento aos procedimentos para incorporá-la ao orçamento municipal. Em seu discurso ele destacou a crença de uma das mais antigas pequena comerciante da localidade e tradicional defensora da estação ali: dona Edna, que discursou na ocasião.

O vice-governador recordou a visita que fez às obras do terminal, em 21 de julho passado (aniversário do município). Apresentou a mensagem do governador Flávio Dino pela inauguração e anunciou que, seu primeiro ato como governador, em abril próximo, será assinar a ordem de serviço para financiar de barracas padronizadas para pequenos comerciantes que atuam no local, principalmente na venda de milho verde.

Mutirão de obras – No discurso e na entrevista ao blog, o prefeito Benedito Coroba agradeceu a quantos têm contribuído para sua gestão vitoriosa: a Deus, a Carlos Brandão, cidadão itapecuruense; aos parlamentares; aos empresários que proporcionam emprego à mão de obra local: Benedito Mendes, Zezinho Machado e Ednaldo Lucena, em nome de quem saudou a classe empresarial.

Lembrou a homenagem ao saudoso José Arimatea Costa Júnior, que dá nome ao terminal e destacou a confiança da população, estímulo maior para suas ações. E anunciou para dezembro, a inauguração de um “mutirão de obras”, em todos os setores, representativas de um investimento superior a R$ 30 milhões, inteiramente oriundo do Tesouro Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *