Lucyana Genésio participa do 1° Encontro Regional de Gestores de Turismo em Pinheiro

No começo da noite de ontem (18), Lucyana Genésio, Secretária Adjunta da SEMA, participou do 1º Encontro Regional de Gestores de Turismo, com o objetivo de abordar assuntos que envolvem o Turismo na Região e todos os cuidados e benefícios necessários para que políticas públicas implantadas sejam um sucesso.

Esteve presente no evento o Secretário Adjunto Estadual de Turismo, Hugo Paiva, o Secretário Municipal de Turismo de Pinheiro, Jovane Melo e demais autoridades, além do público alvo.

Na ocasião, diversos palestrantes participaram on-line, explanando o tema através de várias perspectivas, diretamente de Países como; Estados Unidos e Japão.

O setor Turístico é responsável hoje por mais de 10% do PIB mundial e com a globalização e o capitalismo, a sociedade moderna desejou ser a atração turística, e o ecoturismo cresceu ainda mais devido a busca pela natureza e tranquilidade, utilizando de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentivando a conservação e buscar à formação de uma consciência ambientalista, e promovendo bem estar das populações nativas. O ecoturismo busca conhecer os ambientes naturais conservados, as informações sobre lugares, aprender sobre meio ambiente e o cotidiano das comunidades locais e como é fazer parte do ambiente natural e das comunidades.

O ecoturismo tem uma base comunitária muito forte, onde a participação da comunidade em todo o processo para o desenvolvimento é grande, gerando equidade social, bem comum, transparência, partilha cultural, educação, dinamismo cultural e continuidade do ecoturismo.

“Estamos em um caminho trilhando junto com as Secretarias de Turismo em busca de um ecoturismo sustentável, já com projeto piloto na Ilha de São Luís, na região da Raposa em fase de visita técnica, também está sendo feita a produção da cartilhas de ecoturismo que estará disponível em Setembro e o Programa Jovem Ambiental também terá em sua capacitação o módulo ecoturismo para nosso jovens. Eu, junto com todas as equipes da SEMA temos trabalhado incansavelmente em busca de novas ideias que possam ser colocadas em prática no nosso Estado. Tratamos das oportunidades de investimento e expansão do setor turístico para a região da baixada, especialmente com a construção de um aeroporto e porto em Alcântara. Contem comigo,” disse Lucyana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *