Na semana do Meio Ambiente, Lucyana Genésio leva para Pinheiro o 1° Seminário de Políticas Públicas Ambientais

Foi realizado ontem (20), no Auditório da UFMA- Campus Pinheiro, o I Seminário de Políticas Ambientais sobre Resíduos Sólidos com Inclusão de Catadores. Este projeto foi idealizado pela Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Lucyana Genésio, que há meses esteve trabalhando neste iniciativa que visa a capacitação e conscientização do público alvo, que são os Catadores, para organizar a regularização da associação, com o objetivo de tirar essas pessoas da vulnerabilidade, além de promover renda e diminuir os impactos sofridos pelo Meio Ambiente.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária da SETRES, Jowberth Alves, e do Superintendente Ricartes, Vereadores, Hayane Araujo, Superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA,
Stefanny Portela, Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Raimundo Nonato Sousa, Palestrante sobre Educação Ambiental da SEMA, além Secretários do Poder Executivo, Catadores e população em geral.

Este projeto idealizado por Lucyana Genésio, tem como parceiros a Superintendência de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA. O dia inteiro foi recheado de informações, capacitações, que abordaram a importância da ativação da Associação e Cooperativa de Catadores de Pinheiro e a criação pioneira de um Ecoponto no Município para oferecer mais dignidade e gerar capacitação e renda aos Catadores da Região, que atualmente trabalham de forma precária.

“Estou buscando trazer o Ecoponto para Pinheiro para melhorar a vida das pessoas, para que eles tenham um lugar digno para trabalhar, onde irão utilizar os materiais próprios para reciclagem e também um centro de compostagem, buscando junto ao Governo incentivos e equipamentos de EPI’s. É preciso conscientizar a população para preservar o nosso Meio Ambiente, essa educação é fundamental para garantir vida para as futuras gerações. Isso é muito sério!
A ideia de realizar este semanário chegou em meu coração no começo do ano, e desde então, venho buscado parcerias e mais mãos para que juntos a gente consiga melhorar a vida das pessoas, esse é o objetivo; qualidade de vida, mais renda e esperança de um futuro melhor. Nada melhor do que começar a Semana do Meio Ambiente em Pinheiro com este encontro que nos aproxima e nos dá a certeza de que juntos somos mais fortes,” disse Lucyana ao blog.

No seminário, foi apresentado os mecanismos para a implementação da coleta seletiva, bem como a organização e benefícios da estruturação do Ecoponto; ambos como instrumentos para a solução de problemas ocasionados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos, além do incentivo à formação da cooperativa dos Catadores, eles também foram beneficiados com cestas básicas. A Semana do Meio Ambiente começou com pé direito e irá contar com uma vasta programação para os Pinheireses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *