I Seminário de Políticas Públicas Ambientais Sobre Resíduos Sólidos com inclusão de Catadores é realizado em Pinheiro

A programação iniciada na última terça-feira (20), com o I Seminário de Políticas Públicas Ambientais Sobre Resíduos Sólidos com inclusão de Catadores, se trata dos eventos pensados para a semana do meio ambiente, que não puderam ser realizados na data programada por questões de segurança sanitária referente ao combate a pandemia da Covid-19.

“Enfim pudemos realizar aquilo que foi planejado para a semana do meio ambiente, uma programação diversificada que abordará temas relevantes para o município de Pinheiro. O foco é fortalecer as ações de preservação e recuperação das áreas naturais presentes no local. A ideia é que cada vez mais projetos surjam voltados para o cuidado com o meio ambiente. Quero agradecer ao Governo do Estado e em especial a secretária estadual adjunta de Desenvolvimento Sustentável, Lucyana Genésio, por ter esse olhar cuidadoso por nossa Pinheiro”, disse Layana Ferreira, secretária municipal de Meio Ambiente.

A programação é uma realização da Prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Governo do Estado. O Seminário abordou temas relevantes como a apresentação dos mecanismos para a coleta seletiva, bem como organização e benefícios dos ecopontos, ambos apresentados como instrumento para solução da problemática ocasionada pelo descarte irregular de resíduos sólidos. O evento também contou com orientação e incentivo a formação de Cooperativas no intuito de institucionalizar o trabalho dos catadores.

O Seminário foi realizado no auditório da Universidade Federal do Maranhão – UFMA Pinheiro. Estavam presentes a secretária adjunta estadual de Desenvolvimento Sustentável, Lucyana Genésio, a secretária municipal de Meio Ambiente, Layanna Ferreira, a superintendente de gestão de resíduos sólidos da Semma, Raiane Araujo, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e catadores de resíduos sólidos.

“Começamos com a nossa programação voltada para as questões ambientais do município de Pinheiro, com intuito de impactar também a região. Estamos aqui buscando o incentivo a boas práticas, formalização do trabalho dos catadores de resíduos sólidos e apresentar os projetos desenvolvidos na cidade. Estamos também incentivando o surgimento de novos projetos que possam ser executados para o benefício dos pinheirenses”, afirmou a secretária adjunta estadual de Desenvolvimento Sustentável, Lucyana Genésio.

Ao final do evento foram distribuídas cestas básicas para os catadores de resíduos sólidos. A programação voltada para o meio ambiente se encerra nesta quarta-feira (21), com o lançamento de projetos importantes, plantio de mudas, assinatura do decreto referente à poluição sonora e entrega dos pontos verdes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *