Governador Nunes Freire: apenados integram mercado de trabalho

O Governo do Estado e a Prefeitura de Governador Nunes Freire uniram-se na missão de integrarem os apenados no mercado de trabalho. E inauguraram esta semana uma unidade prisional no município, na qual os presos farão terapia ocupacional e terão a produção negociada inclusive para o poder público. Eles produzirão em escala comercial terão oportunidade de se aprimorar profissionalmente.

O projeto foi entregue oficialmente em solenidade prestigiada pelo vice-governador Carlos Brandão, que esteve na cidade em companhia dos secretários estaduais Marcelo Tavares (Casa Civil) e Rubem Jr. (Articulação Política). À comitiva uniram-se os prefeitos Janilson dos Santos Coelho (Caçula-Presidente Médici), Nelene Gomes (Amapá do Maranhão) e Joedson Almeida dos Santos (Júnior Garimpeiro – Centro Novo do Maranhão). No comando da solenidade o prefeito de Nunes Freire, Josimar da Serraria.

Pedidos – A integração dos poderes em favor do progresso municipal ficou demonstrada pela apresentação de um pacote de obras, enumeradas pelos vereadores, durante sessão solene na Câmara. O presidente Vanderly Pereira da Silva (Vanderley) coordenou a montagem da relação, que inclui realizações em vários setores, “todos direcionados ao bem-estar da população”.

O pacote inclui a desapropriação, reconstrução e reequipamento do hospital municipal, construção do matadouro público, pavimentação asfáltica de logradouros nas zonas urbana e rural, a implantação de uma unidade do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), rede de educação profissional, científica e tecnológica. Estas são algumas das reivindicações.

Ressocialização – Para o prefeito Caçula esta é uma grande iniciativa do Governo Flávio Dino, no sentido de reintegrar o apenado à sociedade, quando concluído o cumprimento da pena. “Eles aprimorarão atividades que poderão ser grande utilidade quando retornarem ao convívio social. E ainda terão oportunidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Alto Turi e Gurupi”, reconhece o prefeito.

Os apenados produzirão malharia (só o Governo do Estado estima comprar 700 mil uniformes e bloquetes que serão distribuídos gratuitamente pelas prefeituras da região, que os utilizarão na pavimentação de suas vias públicas. Sandálias e outros utensílios também poderão ser fabricados na unidade. Os secretários explicaram detalhadamente essa política do governo aos participantes dos eventos.

Reivindicação – O prefeito Josimar comemorou a segunda visita de delegação do Governo do Maranhão ao município, sempre levando incentivos e apoio material aos propósitos da administração local. Comemorou a unidade prisional pelos seus objetivos e anunciou novos pedidos, que fortalecerão a parceria estabelecida entre os dois entes governamentais. “Esta parceria vem dando certo e ainda resultará em grandes empreendimentos”.

Para o secretário municipal de Finanças, Stefano Andrey Brandão Guida, Josimar enfrentou grande desafio, ao assumir num momento muito conturbado da vida política do município. Mas gradualmente vem consolidando sua atuação gerencial e recompondo a administração municipal, “As finanças estão em ordem e o plano de metas está sendo revisto para se adequar ao cenário socioeconômico que se nos apresenta”, sentencia o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *