Prefeitura de Pedro do Rosário faz parceria com o Governo do Maranhão para registro de nascimento.

O Município de Pedro do Rosário na Baixada Maranhense, é um dos 30 municípios de menor IDH do estado do Maranhão, para melhorar os indicadores sociais e econômicos desses municípios, o governo do estado criou ainda na primeira gestão do Governador Flavio Dino, o Plano Mais IDH, que consiste em um conjunto de ações Governamentais, voltadas para melhoria da qualidade de vida dos habitantes dessas cidades.

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, (SEDIHPOP), que coordena as ações do plano mais IDH no estado, em parceria com as secretarias de Assistência Social dos municípios, identificou que um dos problemas desses municípios é o Sub Registro e o Registro Tardio de Nascimento, ou seja as crianças nascem mas não são registradas, o que dificulta o acesso a todos os Direitos.
Para superar esse problema, a prefeitura de Pedro Rosário através da Secretaria Municipal de Assistência Social Renda e Cidadania, com toda a rede de proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, fez parceria com a SEDIHPOP, para resolver este problema de uma vez por todas.

No primeiro momento ainda no mês de março a senhora Lisandra leite, Secretária adjunta dos Direitos das crianças e adolescentes deu início a primeira reunião com demonstrações dos indicadores negativos de sub registro e registro tardio.

E na manhã desta quinta-feira, 20 de maio de 2021, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Renda e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, através da Secretaria Ajunta dos Direitos das Crianças e Adolecentes, realizou a capacitação da Comissão Organizadora de Sub-Registro e Registro Tardio, no municipio de Pedro do Rosário-MA. ministrada por Maria da Graça Lindoso, representante da SEDIHPOP, ações que antecedem a realização do mutirão para emissão de certidão de Nascimento e Documentação Básica. Composição organizada por 33 componentes dos seus respectivos segmentos: Conselho Tutelar, CMDCA, Cartório, CRAS, CREAS, SEMUS (ACS) SEMASRC, SEMED, Coordenação Municipal do Selo UNICEF entre outros parceiros essenciais neste trabalho.

Com essa ações a gestão do Prefeito Toca Serra espera erradicar o sub registro e o registro tardio no município, fazem parte das ações a implantação de um posto de registro civil no hospital municipal Pedro Cunha Mendes, para que as crianças já saiam de lá devidamente registradas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *