Cururupu será sede da eleição do Conselho Consultivo do Mosaico dos Recifes Maranhenses

 

Na manhã desta quinta-feira, 25, o Vice-Prefeito Gustavo Pestana recebeu a visita da supervisora de Gestão de Unidade da SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), Tatiana Freitas e do Analista de Ambiente, Francisco Júnior.

Na reunião, estiveram presentes também, o Secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo Ademilton Ramos e a Coordenadora de Meio Ambiente, Yasmin Soares.

No encontro trataram a respeito da I Conferência de eleição do Conselho Consultivo do Mosaico dos Recifes Maranhenses e de outros assuntos sobre a preservação do Meio Ambiente que acontece nesta sexta-feira (26), no município de Cururupu, na Associação de Trabalhadores Rurais, localizado na Rua Comandante José Furtado, 74 bairro Ceará, Cururupu Maranhão.

No Estado do Maranhão existem 3 Unidades de Conservação Marinhas, próximas aos municípios de Cururupu e Apicum-Açu. O Conselho abrange as 3 Unidades de Conservações Marinhas, que são Parcel de Manuel Luís, Banco do Tarol e Banco do Álvaro.

O Mosaico do Recifes Maranhenses foi instituído através da Portaria 0188 de 07 de dezembro de 2020 e abrange as Unidades de Conservação Estaduais Marinhas e suas respectivas zonas de amortecimento. São elas: Parque Estadual Marinho Parcel de Manuel Luís, Parque Estadual Marinho Banco do Tarol e Parque Estadual Marinho Banco do Álvaro.

O Conselho é um fórum de discussão sobre questões ambientais e sociais que dizem respeito a essas Unidades de Conservações. Definirão estratégias de concientização da população local sobre a importância de conservação do meio ambiente, trabalhos de educação ambiental e incentivar o turismo ecológico na região. O Mosaico contará com um Conselho Consultivo que atuará como instância de gestão integrada.

O Conselho Consultivo é formado pelos seguintes seguimentos: sociedade civil organizada, empresariado da sociedade civil, comunidades e povos tradicionais e representantes do poder público. Em Cururupu as inscrições começaram presencialmente nesta quinta-feira (25), a partir das 14h, na na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo, localizada na Rua Cesário Coimbra, 140 Centro da cidade. Confira aqui a íntegra do Edital para eleição do Conselho Consultivo do Mosaico dos Recifes Maranhenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *