Famem vai auxiliar IBGE na realização do censo demográfico em 2021

A federação dos municípios vai auxiliar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, na realização do censo demográfico no estado do Maranhão. O assunto foi debatido nesta quinta-feira, 4, em reunião realizada na sede da Famem com participação do presidente da entidade, Erlanio Xavier, do chefe da unidade do IBGE no Maranhão, Maurício Virgínio de Melo, e o secretário executivo da federação, Marcelo Freitas.

Em documento encaminhado à Famem, o IBGE solicita que a federação proceda com o repasse de informações que auxilie o órgão a concluir o recolhimento de informações básicas municipais e execute o censo demográfico, trabalho interrompido no ano passado devido à pandemia.

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, afirmou que vai se empenhar junto aos gestores para que o IBGE conte com as prefeituras para manter uma estrutura básica nos postos de coleta, considerado peças fundamental no censo. As contratações devem acontecer em todos os municípios do país. “O censo é muito importante para os municípios e para o país. Vamos apoiar naquilo que for necessário. Aguardamos somente que o IBGE refaça seu plano de execução do censo, logo que superarmos a ameaça da pandemia, para firmarmos nossa parceria”, disse Erlanio.

Neste primeiro contato foi encaminhado um documento no qual foram solicitados dados cadastrais dos 217 municípios mediante a apresentação do projeto de censo e a maneira transparente como está sendo concebido.
“Contamos com a colaboração da Famem para realizarmos o censo demográfico adiado no ano passado por conta da pandemia do novo coronavírus e obtermos um retrato da realidade dos municípios no estado do Maranhão, dentro do prazo previsto para que tenhamos êxito nesse trabalho”, disse o chefe estadual do IBGE, Maurício Virgínio de Melo.

Com a renovação de mais de 60% nos comandos das prefeituras, o IBGE reconhece na Famem a capacidade de mobilização e aglutinação de dados informativos sobre gestores e municípios. Segundo esclareceu o presidente Erlanio, a Famem vai colaborar com o Instituto nos contatos com os novos e gestores reconduzidos nos municípios.

O IBGE deve enviar novos questionários aos prefeitos para conclusão da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, Munic, com informações detalhadas sobre a estrutura e funcionamento das instituições públicas em cada unidade municipal. A pesquisa é realizada anualmente desde 1999 em todos os municípios. Atualmente, o IBGE recolhe dados em 5570 municípios do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *