Álvaro Pires está entre os 31 favoritos para ocupar as cadeiras da Câmara de Vereadores de São Luís

 

Analisado o volume de campanhas nas ruas, o potencial político e eleitoral de cada candidato ao Legislativo da capital maranhense, o Blog do Domingos Costa publica nesta terça-feira (03) – faltando menos de duas semanas para a eleição -, os candidatos favoritos para conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores de São Luís.

A relação abaixo segue critério de vaga por partido e as fotos usadas são as mesmas enviadas á justiça eleitoral no ato de registro de candidatura.

Importante destacar que esta matéria diz respeito a opinião do titular da página, portanto, uma conjectura, levando em consideração fatores como o potencial político eleitoral de cada candidato além do volume de campanha nas ruas até o momento. Logo, este post não possui serventia no âmbito de pesquisa eleitoral.

No PMN a briga é grande, os candidatos são praticamente todos do mesmo “porte” político, porém, o Blog do DC aposta as fichas no candidato Álvaro Pires, apoiado pelo prefeito de Pinheiro Luciano Genésio.

No PCdoB, a expectativa é que o partido eleja quatro vereadores e os favoritos são, na ordem, Astro de Ogum, Marcelo Poeta, Paulo Victor e Fátima Araújo.

Quatro também é o mesmo número de vagas que o PDT deve fazer. Porém, há um risco do partido eleger apenas três. Sendo otimista e caso eleja 4 nomes, os mais destacados são: Osmar Filho, Raimundo Penha, Pavão Filho e Fábio Câmara.

O partido de Braide, o Podemos, também deve eleger quatro cadeiras, a ordem é: Sá Marques, Octávio Soeiro, Marcial Lima e Chaguinhas. Porém, se Chaguinhas “vacilar” Domingos Paz “come” a vaga dele.

O PSL deve fazer dois vereadores e deixar Pereira na primeira suplência, assim sendo, os eleitos serão Chico Carvalho e Sebastião Albuquerque.

O PL, de Josimar de Maranhãozinho, deverá eleger dois vereadores e diante do potencial dos candidatos, poderá fazer até três vagas, a depender do desempenho dos outros partidos. Os favoritos da sigla são: Aldir Júnior e Eidimar Gomes. Melk corre por fora!

No Democratas, a briga é grande. O partido deve eleger dois nomes, em primeiro Marquinhos com larga diferença sobre o segundo, já a outra vaga é disputada voto a voto por Ricardo Diniz, Armando Costa e Edson Gaguinho. O Blog aposta em Diniz.

O Republicanos elege um vereador e esta vaga deverá ser da candidata da Igreja Universal do Reino de Deus, Rosana da Saúde que deixará Genival Alves na suplência.

Embora o partido espere eleger dois vereadores, analistas ouvidos pelo Blog do DC acreditam que o PTB não fará a segunda vaga, nessa leitura, o favorito para se eleger vereador é o suplente de Senador Pinto Itamaraty.

Vida tranquila está o vereador Beto Castro, no Avante, ele segue para renovar seu mandato na Câmara de São Luís, onde o partido deverá fazer apenas uma vaga.

Há quem diga que o PP não eleja nenhum candidato em São Luís, porém, o Blog do Domingos Costa acredita que o partido consiga alcançar o cociente eleitoral e consagrar o empresário Didi do PP como vereador no próximo dia 15 de novembro.

Mesma situação encontra-se o Solidariedade, o partido não possui candidatos competitivos, entretanto, tem em seu quadro o “puxador de votos” vereador Afonso Manoel, favoritíssimo para se reeleger.

No PRTB o favorito é Umbelino Júnior. O filho do atual prefeito de Turiaçu deverá renovar o mandato no partido do enrolado Jairzinho Filho.

O PSC, partido presidido no Maranhão pelo deputado Aluísio Mendes elegerá novamente o médico Dr. Gutemberg.

Embora há quem diga que dos 34 candidatos do PTC o partido não faça nenhuma vaga, o Blog do DC acredita que o vereador Antônio Garcez deverá ser reeleito pela sigla.

Após vencer o câncer, o jornalista e ex-secretário de Comunicação de São Luís, Batista Matos, deverá alcançar o mandato como vereador da capital pelo Patriotas. No partido, os diversos candidatos – que aliás são muito competitivos – acreditam que irão fazer duas cadeiras na Câmara. Particularmente, não acredito nessa possibilidade!

No partido da ex-governadora Roseana Sarney, o MDB, se fizer alguém será o ex-diretor do Detran, André Campos. O candidato que é presidente da escola carnavalesca Flor do Samba é apoiado pelo deputado estadual Roberto Costa. O problema de André é que no partido só tem 17 candidatos.

Vereador com grande atuação nas comunidades de São Luís, sobretudo, na Liberdade, Cesár Bombeiro deverá desbancar a filha do ex-deputado Hemetério Weba e ser reeleito pelo PSD.

Na eleição de 2016, Silvino Abreu foi o último colocado entre os 31 vereadores, obteve apenas 2.233 votos, porém, agora em 2020 conseguiu se filiar no PMB que possui 33 candidatos, onde ele é o mais forte do partido.

 

– PARTIDOS QUE NÃO DEVEM ELEGER VEREADORES

Diante da perspectiva acima, pelo menos 11 (onze) partidos não devem eleger vereadores: PV, PT, PSDB, DC, Cidadania, Rede, NOVO, PROS, PSOL, PSTU e PCB.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *