Pré-candidato Aldo Lopes participa de importante reunião na comunidade “Entre Rios”

Uma importante reunião aconteceu na última quinta-feira (6), na comunidade quilombola de “Entre Rios” localizada na zonal rural de Cururupu. O vento foi organizado pelo empresário e professor de economia da Universidade Federal do Piauí, Sebastião Santos, que também é secretário de Planejamento do município de Timon, um dos município mais importantes do Maranhão.

Além dos moradores daquele povoado, compareceu à reunião o pré-candidato a prefeito, Aldo Lopes, acompanhado de assessores, coordenadores e vários pré-candidatos a vereadores. O objetivo principal da reunião foi assistir uma apresentação feita pelo professor Sebastião, na oportunidade, foi apresentado o projeto piloto “Fazenda São Jorge”, projeto esse idealizado pelo secretário e um grupo de empresários, os quais pretendem implantar na região.

O importante projeto deve abranger três comunidades quilombolas, são elas: Entre Rios, Aliança e Santiago, esta última localizada na vizinha cidade de Mirinzal.

Uma das principais metas do projeto é o desenvolvimento sustentável dessa região através do Agronegócio, focando, entre outras coisas, a exploração da fruticultura como a Juçara, buriti e o bacuri, ambos nativos na região e sem a necessidade de usar tecnologia de melhoramento do solo, o que ajuda na viabilidade econômica do projeto.

Segundo o professor Sebastião, além do suco natural, o óleo extraído do caroço dessas frutas é hoje o que mais agrega valor no mercado nacional e internacional, pois, é muito usado na indústria farmacêutica e de cosméticos. Para Sebastião, tá na hora dessa região tão rica em recursos naturais acordar para um novo tempo do desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda para centenas de famílias que vivem ainda na era da tradicional roça do toco.

Impressionado com a importância econômica desse projeto, e convidado de honra da apresentação, o pré-candidato Aldo Lopes destacou a importância do projeto, para Aldo Lopes, projeto dessa natureza tende a melhorar a vida das pessoas, trazendo desenvolvimento sustentável e econômico para região “finalmente em nossa região apareceu uma luz no fim do túnel, onde nossos agricultores possam encontrar outras alternativas, inovando outras culturas como essa apresentada pelo Sebastião. Fiquei muito satisfeito e esperançoso porque esse tipo de projeto é que se quer ver acontecer em nossa região com a tão sonhada PPP (parceria pública privada), o que já está dando certo em outras regiões do país até porque os recursos não são públicos e sim da iniciativa privada” destacou Aldo Lopes.

Pra finalizar, Aldo Lopes se colocou à disposição dos expositores do projeto, segundo ele, projeto dessa magnitude terá todo seu apoio, uma vez que o impacto será de grande relevância para a vida das pessoas, em especial dos mais carentes, que historicamente vivem à margem do desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *