PREFEITURA DE PINHEIRO CONFECCIONA E DISTRIBUI CENTENAS DE MÁSCARAS DE PANO À FEIRANTES DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Pinheiro através da Comissão Gestora do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, realizou a confecção e distribuição de centenas de máscaras de pano, como parte das ações de combate a Coronavírus.
A Comissão Gestora do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, foi instituída pelo decreto nº 009/2020, de 21 de março de 2020. De caráter deliberativo e com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico do Novo Coronavírus.
Devido a precariedade no abastecimento de máscaras de uso hospitalar nos comércios, somado a preocupação com o desabastecimento desse equipamento de proteção nos hospitais do pais, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, indicou o uso de máscaras simples, feitas em casa, afirmou que nessa etapa de enfrentamento ao vírus, todos devem usar máscaras, quando tiverem que sair de casa durante a quarentena.

A Prefeitura de Pinheiro distribuiu um total de 314 máscaras, aos feirantes cadastrados junto aos órgãos da prefeitura. O material distribuído é feito com tecido e confecção de forma artesanal. No ato da entrega os empreendedores receberam orientações para o uso correto e higienização das máscaras, que são reutilizáveis.

A ação teve o apoio da Força Estadual de Saúde, uma equipe que está trabalhando junto a Comissão Gestora, de forma a auxiliar no enfrentamento a Covid-19.
O secretário de saúde Fred Lobato chamou a atenção para o fato das máscaras serem uma medida preventiva, que não impede a contaminação do vírus, por outros meios. “O importante é que a população de Pinheiro entenda, que a máscara vai ajudar a diminuir o contágio, mas ela não é a proteção ideal, o ideal é ficar em casa. É importante que as pessoas obedeçam as orientações.” Disse o secretário.

Fiquem atentos as dicas de uso e higienização das máscaras.

• Com as mãos lavadas, é preciso colocar a máscara sobre o rosto de modo que cubra tanto o queixo, quanto o nariz;
• A máscara não pode ficar frouxa no rosto. Amarre de modo que ela fique próxima ao nariz e evite a entrada e a saída de ar;
• Durante o uso, não se deve tocar na máscara, nem colocá-la na testa, como se fossem óculos de sol. Não a remova nem para falar;
• Quando for retirar a máscara, não se deve encostar a mão no tecido, apenas nas alças laterais que ficam acopladas à orelha;
• A higienização, antes e depois do uso, deve ser feita com água e sabão. O uso de água sanitária também é permitido;
• As máscaras de tecido devem ser higienizadas em molho de solução com água sanitária.
• Cada pessoa deve ter sua própria máscara — e jamais compartilhá-la;
• O equipamento deve ser trocado sempre que estiver úmido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *