SECRETÁRIO DE SAÚDE DE PINHEIRO REFORÇA; ‘MEDIDAS PREVENTIVAS SÃO A NOSSA MAIOR DEFESA CONTRA O CORONAVÍRUS’

Foi durante entrevista ao programa de rádio ‘Pontuando a Questão’, transmitidos pela Cultura FM 105,9, que o Secretário de Saúde de Pinheiro, Fred Lobato, atualizou as informações sobre as estratégias de enfrentamento a COVID-19.

As informações foram de grande importância para a população, na entrevista o Secretário falou sobre as ações de prevenção tanto ao vírus CORONAVÍRUS quanto ao INFLUENZA H1N1. No Maranhão tem aumentado o numero de casos de INFLUENZA H1N1, mas não há nenhum caso e CORONAVÍRUS confirmado.
A secretaria municipal de saúde, acompanhando as decisões estaduais, tem tomado atitudes de precaução, para tentar evitar a disseminação dessas doenças.
Fred Lobato afirmou que já foram instalados os kit’s de teste para diagnóstico do CORONAVÍRUS no Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro- CEMP, que será o centro de atendimento dos casos suspeitos de COVID-19.
O secretário também garante que as equipes de saúde municipal estão preparadas, passaram por treinamento no hospital Diamante que é centro de atendimento aos casos suspeitos de CORONAVÍRUS na Capital, São Luís,

“Nossos colaboradores da saúde compõem a linha de frente nesse momento de cuidado redobrado.
Temos casos suspeitos no estado, mas nenhum confirmado até agora. Estamos nos preparando, tudo é novidade. Países com tradição e com robusto sistema de saúde foram fortemente afetados. Por isso é importante que as pessoas fiquem restritas as suas residências. Teremos condições de atendimento, mas, apenas se a demanda for controlada. É uma gigantesca força tarefa que está em ação nessa luta pelo bem estar de todos.” Explicou Fred Lobato, secretário de saúde municipal.
Outra informação foi de que o Hospital Macro Regional Dr. Jackson Lago, está sendo preparado, será dobrado o número de leitos da Unidade de Tratamento Intensivo -UTI.
O CEMP está preparado, assim, como o Hospital Regional Dr. Antenor Abreu que dará o suporte necessário.

Também devem ser instituídas ações junto as instituições financeiras, os terminais rodoviários e locais de paradas para passageiros, que continuam apresentando grande aglomeração.
A preocupação é com certeza com a falta de consciência de algumas pessoas, que nesse momento delicado não estão dando a devida dimensão ao problema. O que pode comprometer toda a operação e agravar o risco no município.
A gestão municipal está alinhada as decisões do Estado e do Governo Federal. Se preciso em algum momento o prefeito pode pedir o auxílio da polícia para se fazer cumprir os decretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *