BARRAGEM DO RIO PERICUMÃ: ARTICULAÇÃO DO PREFEITO LUCIANO JUNTO AO DEPUTADO ANDRÉ FUFUCA GARANTE ORDEM DE SERVIÇO QUE SAIRÁ AINDA ESTE MÊS

­

Desde que foi inaugurada em 1983, a Barragem do Rio Pericumã nunca passou por reformas, de responsabilidade do Governo Federal a barragem apresenta vários problemas em sua estrutura e funcionamento das 4 comportas. Nos últimos 3 anos apenas a colaboração de voluntários e a Prefeitura de Pinheiro tem evitado uma tragédia e garantido o controle do volume das águas do rio pericumã.

O inverno rigoroso deste ano causou grande preocupação, muitos pinheirenses sofreram. Os cabos de aço responsáveis pelas operações de abertura e fechamento das comportas da Barragem se romperam e o grande volume de chuvas agravou o problema, causando alagamento nas casas dos ribeirinhos.

A Prefeitura de Pinheiro, em conjunto com voluntários, realizou os reparos, que momentaneamente foi o suficiente para garantir o funcionamento parcial, tendo em vista que toda estrutura está comprometida.

O prefeito Luciano não tem medido esforços para solucionar esse problema, conseguiu junto ao Deputado Federal André Fufuca a indicação no valor de R$ 3,2 milhões, verba oriunda do Ministério do Desenvolvimento Regional por meio do Departamento Nacional de Obras Contra às Secas -DENOCS, destinado a recuperação da Barragem do Rio Pericumã.

A ordem de serviço será assinada ainda este mês de novembro.

“Uma conquista há tempos esperada. Essa é a garantia de segurança das famílias ribeirinhas e melhor qualidade do pescado, que é fonte de renda de muitos pinheirenses, garantia de uma riqueza natural. Teremos como resultado operações regulares na Barragem, o que nos dará o controle do fluxo da água. Teremos o rio com um volume de água constante e deixaremos para trás o medo de um possível rompimento da Barragem.”

Vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *