“Bolsonaro comete erros suscessivos”, diz Othelino ao criticar postura do presidente em relação à Amazônia

As queimadas na Amazônia e o Combate à Depressão estiveram entre os temas da conjuntura política nacional e local abordados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), na 4ª edição do podcast ‘Diálogo com Othelino’. Primeiro, ele fez uma crítica às declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação ao desmatamento.

“Bolsonaro comete erros sucessivos ao invés de ser um agente aglutinador para buscar parceiros quem ajudem a resolver o problema. Os governadores da Amazônia Legal estão mobilizados para ajudar, porém, é preciso que o governo federal lidere o movimento e não fique inventando culpados”, acentuou.

Em seguida, citou a demissão do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), após divulgar o aumento do desmatamento no Brasil, que subiu 83% se comparado ao ano passado, e a retirada de 95% do recurso orçamentário voltado para o combate ao desmatamento e ao desequilíbrio.

Segundo Othelino, estas ações de Bolsonaro trouxeram consequências negativas para o Brasil. “Já começamos a ver nas redes sociais pessoas e organismos defendendo que produtos brasileiros não sejam comprados lá fora por conta da postura do governo brasileiro”, disse.
Othelino Neto também falou sobre a lei, aprovada pela Assembleia e sancionada recentemente pelo Governo do Estado, que cria o Dia Estadual de Combate à Depressão. A proposição é de autoria do deputado Fábio Macedo (PDT).

“É um problema atual e que quase todas as famílias enfrentam, portanto é preciso que todos nós, Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministério Público e a sociedade como um todo estejamos mobilizados no controle e combate à depressão”, avaliou.
‘Personal Trainers’ e Sementinha
Othelino opinou ainda sobre a derrubada do veto governamental ao Projeto de Lei 071/2019, de autoria do deputado Felipe dos Pneus (PRTB), que assegura o acesso de ‘personal trainers’ às academias no Maranhão, um dos temas mais debatidos na política local nos últimos dias. Por fim, repercutiu uma visita que fez à Creche-Escola Sementinha, acompanhado de sua esposa, a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato.

“Embora confie nos profissionais que lá estão, diretores, professores e supervisores, fomos ver como estão funcionando as coisas. Como está sendo servido o almoço, como está a sala de aula, como está o espaço físico da nossa creche. Enfim, com o objetivo de fazer com que a Sementinha, que é um projeto que nos orgulha muito, esteja funcionando cada vez melhor”.
Cerca de 260 alunos estudam na escola, mantida pelo Gedema para atender e dar conforto e conhecimento aos filhos dos servidores e servidoras da Assembleia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *