Líder Sebrae torna-se entidade ADERE e o presidente é o ex-prefeito de Cururupu, José Pestana

Com a participação de quatro prefeitos: Osvado Gomes(Guimarães), Ismael Monteiro(Central do Maranhão), Jadilson Ribeiro(Mirinzal) e representantes da sociedade civil organizada e poder público além de empresários e vereadores da região foi realizado na última terça-feira, dia 13, em Guimarães o terceiro Forum deste ano do Lider Litoral Ocidental- Liderança para o Desenvolvimento Regional cujo objetivo é mobilizar e integrar lideranças para o planejamento regional e a gestão do desenvolvimento através dos pequenos negócios.

No encontro, foram feitas avaliações dos avanços e conquistas dos quatro eixos temáticos: Agronegócio, Educação, Infraestrura e Turismo. Para o consultor do Sebrae, Rômulo Giusep, todos os eixos evoluiram com novas ações, mas destacou o grupo de Infraestrutura como o que mais tem evoluido com resultados positivos a exemplo do projeto de construção do Cais do Porto de Pindobal cujo cronograma de atividades da AHNOR/DENIT- Agência de Hidrovias do Nordeste- está em pleno andamento como por exemplo, estudo de batimetria, sondagem e topografia que servirá para a elaboração do projeto executivo da construção do cais. Um dos pontos alto do Forum foi a leitura e apresentação do Estatuto da ADERE- Agencia de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental, entidade que foi criada para substituir o LIDER e intensificar a luta pelo desenvolvimento da região através de projetos e convênios com novos parceiros governamentais e não governamentais, fundaçoes nacionais e interbacionais, entre outras. Para comandar os destinos dessa nova instituição foi eleita por aclamação a seguinte diretoria: Presidente: José Francisco Pestana(jornalista, professor e ex-prefeito de Cururupu); Vice-Presidente: Irã Monteiro(empresário e ex-prefeito de Central do Maranhão); Secretario: Ulisses Ribeiro( Secretario de Administração de Mirinzal); Tesoureira: Deusilene Reis(Agente de Saude de Cpu); Conselho Fiscal: Janatiel Ribeiro Cista(empresario-Mirinzal); Gilberto Martins(empresario-Guimarães); Josele Silva(agente de desenvolvimento- Mirinzal)e Antonio Marcos Gomes( secretario de Turismo de Guimarães). Para Francisco Pestana a ADERE será juntamente com o Conguaras uma instituição que chega com força e comprometida com o verdadeiro desenvolvimento do Litoral Ocidental, acreditando e apostando, principalmente, na parceria com órgãos como o Sebrae que foi o principal responsável pelo sucesso do projeto LIDER e com parlamentares votados nessa promissora região do litoral, hoje denominada “Floresta dos Guarás”.

O prefeito de Guimarães, Osvaldo, foi o anfitrião dos líderes políticos. A gerente Regional do Sebrae de Pinheiro, Graça Fernandes, também falou sobre a importância da entidade ADERE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *