PREFEITO MEXICANO SE DISFARÇA DE DEFICIENTE PARA TESTAR FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Depois de receber uma série de queixas de pessoas com deficiência e outras socialmente desfavorecidas sobre o tratamento que receberam dos assistentes sociais, Carlos Tena, o prefeito de Cuauhtémoc, uma cidade no estado mexicano de Chihuahua, não sabia em quem acreditar, as supostas vítimas ou seus colegas de trabalho. Então, ele planejou testar a atitude dos próprios assistentes sociais locais.

Tena passou dois meses montando um disfarce crível e depois visitou funcionários públicos do Gabinete do Prefeito e dos Serviços Sociais, posando como um homem deficiente que precisava de ajuda.

Vestindo uma cacharrel grossa que cobria parcialmente seu rosto, bem como um gorro cinza, óculos escuros e uma bandagem sobre a orelha esquerda, para fingir uma lesão e evitar ser reconhecido, Carlos Tena entrou na Secretaria de Desenvolvimento Social em um cadeira de rodas, buscando assistência. Ele pediu uma refeição grátis, que os deficientes e os cidadãos necessitados têm direito de acordo com a lei, mas foi ignorado e até mesmo discriminado.

Após a má experiência, Tena visitou seu próprio escritório pedindo para falar com o prefeito, mas foi informado de que ele não estava. Quando pediu para falar com o Secretário da Câmara Municipal, foi rudemente tratado e informado que deveria esperar no corredor, já que o funcionário público não chegaria próximo ao horário do almoço.

Nesse momento, Tena já estava convencido de que as queixas que recebia eram justificadas, então saiu da cadeira de rodas e tirou o disfarce, deixando os funcionários da prefeitura em estado de choque.

A imprensa local informou que Tena é conhecido há muito tempo por lutar pelo tratamento igualitário dos socialmente desfavorecidos, ajudando-os sempre que podia. Na verdade, ele havia expressado sua intenção de se disfarçar e ver como essas pessoas eram tratadas por funcionários públicos no passado, mas ele nunca fez isso, então as pessoas provavelmente se esqueceram da promessa.

Tena disse à mídia mexicana que ele foi ignorado e discriminado, o que o fez se sentir desapontado com alguns de seus colegas. Ele acrescentou que nem todos exibiram a mesma atitude em relação a ele, mas deixou claro que não queria ouvir falar mais de pessoas sendo maltratadas novamente, ou tomaria medidas drásticas.

Portal Mdi9 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *