Condutores de ambulância terão profissão regulamentada na área da saúde

O projeto foi apresentado na Câmara pelo deputado federal Marreca Filho

Os condutores de ambulâncias terão uma lei regulamentando a atividade na área da saúde. A iniciativa é do deputado federal Marreca Filho (Patriota/MA), que apresentou o Projeto de Lei 3829/2019, que dispõe sobre o trabalho dessa categoria.

O PL estabelece os requisitos para o enquadramento da atividade do profissional condutor de ambulância na área da saúde, dispondo que ele somente será habilitado a conduzir o veículo tipo Ambulância, se possuir carteira de habilitação nas categorias D ou E.

“Os condutores de ambulância não são um motorista comum, pois são profissionais habilitados na condução de veículos de emergências, com conhecimento específico de fisiopatologia no transporte de paciente, suporte básico de vida, atendimento pré hospitalar, além de outros treinamentos como transporte de pacientes psiquiátricos, transporte em incubadora de pacientes neo natal; conhecimento dos riscos no local da cena. ”, afirmou o parlamentar.
Atualmente, as condições de trabalho desses condutores são precárias, ficando expostos a diversas situações críticas, como o estresse do trânsito, ruas esburacadas e alta velocidade para salvar vidas.
Logo, o projeto estabelece ainda a garantia do adicional de insalubridade em grau máximo à categoria e propõe que a jornada de trabalho do condutor de ambulância não exceda trinta horas semanais.
“Esses profissionais correm riscos de morte diariamente. As condições de trabalho, na maioria das vezes, não são compatíveis com as necessidades. Em muitas vezes necessitam transitar em velocidade além do convencional, ficar atento nas estradas sem condições de trafegar de forma a não agravar o estado clínico do paciente, também ficar atento ao grande fluxo de veículos para salvar uma vida.”, justificou Marreca Filho.
O deputado destaca que o intuito do projeto é proteger a saúde dos condutores, dando-lhes também o devido reconhecimento, vez que suas funções ocorrem exclusivamente junto ao atendimento à saúde. Além garantir a excelência na prestação dos serviços à população.

0 pensou em “Condutores de ambulância terão profissão regulamentada na área da saúde

  1. Parabéns Deputado federal pela iniciativa de reconhecimento desses profissionais q passa dia e noite pelas estradas salvando vidas de baixo de sol e chuva e na calada da noite.

  2. Parabéns ao deputado!
    Além de essas condições precárias citadas, temos o sucateamento das ambulâncias, baixo salário, onde a maioria de nós temos que trabalhar em outro emprego para mantermos nossas famílias. E também exercendo a função de socorrista, prestando atendimento às vítimas em conjunto com a equipe.

    • Parabéns deputado! pela proposta ainda , na resolução 168 que trata condutor socorrista ,a categoria é D. temos que fazer curso e capacitação com válida de 5 anos ,renovação e reciclagem o sest senat é o único que oferta a capacitação, mais estados e municípios, negligênciam porque não tem fiscalização. a resolução 168 diz quem dirigir sem capacitação, exercício ilegal da profissão.

    • Parabéns pela atitude, pois já estava mais que na hora. Deputado o meu muito obrigado, precisamos de homens como o senhor. Só falta a gente batalhar por melhorias para o profissional motorista terceirizado de rabecão. Esta classe está esquecida.

    • É vdd, embora fazemos isso com muito orgulho da atividade de socorro às pessoas necessitadas. Espero em Deus que isso siga de forma firme e ágil. Parabéns.

  3. Deputado.a PL 3553 será substituida, está tramitando e precisa de relator…já passou por várias comissões foi aprovada e no senado também…veja Ela.

  4. Parabéns pela sua iniciativa, sou socorrista e somos tratados como lixo por essas presas de remoções além de não pagarem um salário digno para nós não pagam insalubridade e nem pagam um vr, a empresa que estou pagam um vale alimentação de 130 reais e nem falo sobre salário pois e uma vergonha … E que realmente preciso do emprego …. Parabéns deputado espero que mais alguém faça por nós .

  5. Parabéns ao parlamentar Merreca Filho, esperamos com ansiedade a aprovação desse PL, em caráter de URGÊNCIA, pois já se foram tantos colegas nosso sem que tivesse o devido respeito pelos governantes desse país,, com certeza ao sermos reconhecidos e regulamentados a sociedade só tem a ganhar, com profissionais qualificados e com muito amor pela função que exerce.
    Jilvaldo Luiz do Nascimento, condutor de Ambulância de Serra Caiada/RN

  6. Parabéns ao parlamentar Marreca Filho, esperamos com ansiedade a aprovação desse PL, em caráter de URGÊNCIA, pois já se foram tantos colegas nosso sem que tivesse o devido respeito pelos governantes desse país,, com certeza ao sermos reconhecidos e regulamentados a sociedade só tem a ganhar, com profissionais qualificados e com muito amor pela função que exerce.
    Jilvaldo Luiz do Nascimento, condutor de Ambulância de Serra Caiada/RN

  7. Parabéns pela atitude, pois já estava mais que na hora. Deputado o meu muito obrigado, precisamos de homens como o senhor. Só falta a gente batalhar por melhorias para o profissional motorista terceirizado de rabecão. Esta classe está esquecida.

  8. É verdade sou motorista de ambulância. Não temos nenhuma lei que nos ampara. Precisamos que alguém olhe por nós. Corremos riscos de todos os tipos, de vida, risco de contaminação, acidentes e entre outros.

  9. Graça a deus apareceu um anjo para nos ajudar pois encaramos essa profissão com. Muito orgulho e ainda tem gente que chiga nois por estar salvando vida por estar pedindo pelo amor de Deus que sai da frente da ambulancia somos uma chasse desconhecida mesmo pela lei deste país que o deputado nos ajuda sim seremos muito grato a vossa senhoria

  10. Parabéns ao Deputado,sou um condutor de viatura de resgate do Samu a 13 anos,é preciso vê principalmente a remuneração é muinto desmerecida pêlo risco q passamos de todos os lados!!

  11. Parabéns Deputado Merreca Filho, excelente iniciativa, precisamos de pessoas politicamente preocupados com os servidores sejam eles particulares e ou públicos.

  12. Parabéns deputado por essa iniciativa pois além de trabalharmos em condições inadequadas, não somos valorizados e nossa jornada estafante. Quanto a insalubridade deveria incidir sobre o salário base tanto do servidor público como da iniciativa privada que trabalha como condutor de ambulância..

  13. Parabéns ao deputado pelo projeto e reconhecimento, atuo como condutora de veículo de emergência e me senti representada pelas palavras do deputado, trabalhamos sem reconhecimento e em condições que não estão de acordo.

  14. Agradeço e quero dar os parabéns ao deputado, e que esse projeto possa ser aprovado e comesse a valer logo, nós trabalhamos sem nenhuma garantia, apartir daí quem sabe os prefeitos ficam obrigado a nos pagar todos os nossos direitos.

  15. SEMPRE FIZ UMA PERGUNTA.
    EXISTE CONDUTOR DE AMBULÂNCIA QUE NÃO SEJA DA SAÚDE ?
    ENTÃO POR QUE ATÉ HOJE AINDA NÃO FOI REGULAMENTADA ?
    É UM DESCASO.
    CADA TIPO DE EMERGÊNCIA TEM SUAS PECULIARIDADES PARA O TRANSPORTE.
    SOCORREMOS EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS, PSIQUIÁTRICAS, PEDIÁTRICAS, CLÍNICAS, OBSTÉTRICAS…
    NESTA ÚLTIMA DURANTE O TRANSPORTE A PARTIR DA VIGÉSIMA SEMANA DE GESTAÇÃO ORIENTO A GESTANTE A DEITAR-SE EM DECÚBITO LATERAL ESQUERDO PARA EVITAR A COMPRESSÃO AORTOCAVAL E CONSEGUENTE SOFRIMENTO DA MÃE E DO BEBÊ.
    COM ESTA DESCRIÇÃO SÓ QUIZ MOSTRAR QUE NÓS CONDUTORES DE AMBULÂNCIA ATENDEMOS DIRETAMENTE NA ÁREA DE SAÚDE.
    PARABÉNS DEPUTADO.
    MEU NOME É JOSÉ WILSON. SOU CONDUTOR DE AMBULÂNCIA EM CAMAÇARI-BA.

  16. Parabéns pelo seu interesse em nos ajudar com esse maravilhoso projeto, Deputado,resta saber se vão querer fazer que isso aconteça né mas muito obrigado…

  17. Na Bíblia está escrito, que o governante que governa pedido orientação de Deus, faz seu povo feliz.
    Hoje você está em uma posição que de certeza que foi colocado por Deus.
    Porque a bíblia afirma que toda autoridade é constituída por Deus.
    Novamente, parabéns deputado não deixe para, bote pra frente, vamos esperar com aprovação.
    Obs. Hoje nos motorista de ambulância em nosso setor estamos viajando sem nenhum dinheiro pra refeições, nem todas a vez estamos com dinheiro no bolso, passamos fome.

  18. Parabéns Deputado Marreca filho pelo seu incentivo pela nossa categoria. Que os outros colegas Deputados olhem para nós da mesma forma que o senhor está olhando.

  19. Parabéns deputado pela iniciativa..tem município que paga muito mal..sou de Goiás no meu município paga somente o salário mínimo..teria que elaborar o piso mínimo federal pra faler pra todos os municípios.

  20. Esse projeto outros já tentaram mas eu agradeço muito por a iniciativa do parlamentar e por gentileza o senhor poderia criar uma lei que todos os veículos principalmente os caminhões saíssem como câmeras e vídeos assim ia diminuir a violência no trânsito.
    Obs:sou uns dos pioneiros nessa área de veículo de emergência.

  21. Eu trabalhei uns 23 anos como “Condutor de Ambulância”, mas no meu estado do Para, a ” Sespa” não reconheça a minha profissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *